Um incêndio deflagrou no parque de campismo "amigo do ambiente" Zmar, situado a poucos quilómetros da Zambujeira do Mar, obrigando à evacuação do espaço
O incêndio que deflagrou no complexo turístico Zmar, em Odemira, obrigando à evacuação do espaço, foi dominado pelos bombeiros cerca de duas horas e meia depois de ter deflagrado, revelou àLusao Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Beja.
O fogo, tanto na vertente urbana, nas instalações do parque de campismo, como na vertente rural, visto que as chamas alastraram a uma área de pasto e de povoamento florestal, "já foi dominado, desde as 20h03", disse o CDOS.
No local, para prosseguirem com os trabalhos, acrescentou, "mantêm-se 94 operacionais, auxiliados por 28 viaturas", dos bombeiros, GNR, AFOCELCA, Instituto Nacional de Emergência Médica e Autoridade Nacional da Protecção Civil.
As chamas deflagraram no complexo turístico Zmar - Eco Campo Resort, a poucos quilómetros da Zambujeira do Mar, no concelho alentejano de Odemira, no distrito de Beja, tendo os bombeiros recebido o alerta às 17h39.
Em declarações anteriores àLusa, o comandante operacional distrital de Beja, tenente-coronel Vitor Cabrita, indicou que o incêndio "terá tido início num pavilhão" central do complexo, onde estão situados "o restaurante e o refeitório". "E o indício que temos é que terá tido início na cozinha", nesse mesmo pavilhão central, acrescentou.
Antes de dominarem as chamas, os bombeiros conseguiram circunscrevê-las "a esse edifício central", feito "todo em madeira" e evitaram que se propagassem "às outras estruturas do complexo turístico".
O fogo, além de afectar o parque de campismo, ganhou também uma dimensão rural, quando se propagou "ao pasto e, depois, a uma área de povoamento florestal", explicou Vitor Cabrita. O combate ao incêndio rural mobilizou meios terrestres e um helicóptero. Tanto os bombeiros, como o Comando Territorial de Beja da GNR, não têm registo de quaisquer feridos, devido ao incêndio, que obrigou, contudo, à evacuação do complexo turístico.
O Zmar é um parque de campismo "amigo do ambiente", perto de Zambujeira do Mar, no concelho de Odemira, no distrito de Beja.
Dominado incêndio em eco-resort na Zambujeira do Mar
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.