A origem deste foco está relacionada com um funcionário de um restaurante de Portalegre, que se encontra encerrado há vários dias.
Os casos de covid-19 no concelho de Portalegre devido a um foco relacionado com um funcionário de um restaurante, entretanto encerrado, subiram para 10, estando cerca de 70 pessoas em vigilância ativa, revelou hoje a presidente da câmara.
Adelaide Teixeira disse à agência Lusa que teve conhecimento de um novo caso, ao final do dia de quarta-feira, que se juntou aos nove já anteriormente registados, não havendo novos positivos nos testes mais recentes.
"Os dados de hoje de manhã indicam resultado negativo para pessoas testadas na quarta-feira, pelo que passa para 10 o número de infetados no concelho", os quais têm ligações familiares, sublinhou.
Segundo a autarca, ligada a esta cadeia de transmissão da doença provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 há ainda "uma outra pessoa infetada, mas reside em Nisa", outro concelho do mesmo distrito alentejano.
A origem deste foco está relacionada com um funcionário de um restaurante de Portalegre, que se encontra encerrado há vários dias.
A presidente do município referiu que "não há nenhum infetado hospitalizado" e que "estão todos confinados nos domicílios".
Questionada pela Lusa, Adelaide Teixeira não soube precisar o número de testes realizados na quarta-feira, mas afirmou que estão a ser feitos mais testes hoje e que estes vão continuar nos próximos dias.
"Continuamos a testar, com uma abrangência grande, por precaução, para avaliar se existe mais alguma pessoa infetada com covid-19 e também para detetar todas as possíveis transmissões", salientou.
Em "vigilância ativa", explicou, encontram-se "cerca de 70 pessoas" que terão tido algum contacto com infetados.
O primeiro caso relativo a este surto foi reportado no dia 02 de setembro.
Portugal contabiliza pelo menos 1.852 mortos associados à covid-19 em 62.126 casos confirmados de infeção, segundo o boletim divulgado hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
A nível global, a pandemia provocou mais de 904 mil mortos e quase 28 milhões de casos de infeção.
Covid-19: Sobe para 10 número de infetados de foco em Portalegre
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.