Sábado – Pense por si

Covid-19: Número de mortes na Misericórdia de Alcáçovas sobe para 14

01 de janeiro de 2021 às 12:47
As mais lidas

"Infelizmente, temos a lamentar mais estas quatro mortes", de idosos que estavam "debilitados e que não resistiram" à doença provocada pelo SARS-CoV-2, lamentou o responsável.

O número de óbitos no surto de covid-19 no lar da Misericórdia de Alcáçovas, concelho de Viana do Alentejo (Évora), subiu para 14, com a morte de mais quatro utentes revelou hoje o provedor da instituição.

O responsável, João Penetra, explicou à agência Lusa que dois dos utentes, um homem e uma mulher, morreram na quinta-feira e que os outros dois, igualmente um homem e uma mulher, morreram já hoje.

"Infelizmente, temos a lamentar mais estas quatro mortes", de idosos que estavam "debilitados e que não resistiram" à doença provocada pelo SARS-CoV-2, lamentou.

As quatro mais recentes mortes associadas à covid-19 neste lar juntam-se aos dois óbitos ocorridos na quarta-feira, aos cinco registados no dia anterior e aos outros três ocorridos, um em cada dia, na segunda-feira, sábado e há uma semana.

Também o número de pessoas que já ficaram infetadas pelo SARS-CoV-2 no lar da Misericórdia de Alcáçovas subiu para 102, por ter sido detetado, na quinta-feira, mais um utente positivo, indicou o provedor.

Até ao momento, foi infetado um total de 69 idosos do lar, existindo mais de 50 casos ativos, alguns deles hospitalizados em Évora, assinalou.

Quanto aos funcionários, sublinhou, são 33 os que estão infetados e a cumprir quarentena e outros oito encontram-se em isolamento profilático.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.806.072 mortos resultantes de mais de 82,6 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 6.906 pessoas dos 413.678 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.