Cinco dos infetados estão no hospital e 17 foram transferidos na terça-feira para o seminário da Silva, também no concelho de Barcelos, para permitir a desinfeção.
O Centro de Apoio e Solidariedade da Pousa (CASP), em Barcelos, registou um total de 22 idosos infetados com o novo coronavírus, anunciou hoje o presidente da câmara local.
Cinco dos infetados estão no hospital e 17 foram transferidos na terça-feira para o seminário da Silva, também no concelho de Barcelos, para permitir a desinfeção do CASP.
Segundo Miguel Costa Gomes, aqueles idosos vão hoje regressar ao lar, depois de as instalações terem sido desinfetadas na terça-feira.
"Estão todos estáveis, sem quaisquer outras patologias (...). Os utentes vão ter de regressar para o lar, não há outra alternativa", acrescentou o autarca.
Há ainda um utente que acusou negativo e, por isso, não irá, nesta altura, regressar ao lar, estando o seu destino a ser concertado com a família.
O lar conta também com oito funcionárias infetadas e outras em quarentena e em isolamento profilático.
Segundo Costa Gomes, o funcionamento do lar será assegurado pelas funcionárias que entretanto vão regressar ao trabalho e com "apoio" da Segurança Social, que disponibilizará técnicos e profissionais "para ajudar".
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou perto de 866 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 43 mil.
Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 187 mortes, mais 27 do que na véspera (+16,9%), e 8.251 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 808 em relação a terça-feira (+10,9%).
Dos infetados, 726 estão internados, 230 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 43 doentes que já recuperaram.
Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até às 23:59 de quinta-feira.
Coronavírus: Lar em Barcelos regista 22 idosos infetados
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
"O cachecol é uma herança de família," contrapôs a advogada de Beatriz. "Quando o casamento terminou, os objetos sentimentais da família Sousa deveriam ter regressado à família."
O senhor Dr. Durão Barroso teve, enquanto primeiro-ministro, a oportunidade, de pôr as mãos na massa da desgraça nacional e transformá-la em ouro. Tantas capacidades, e afinal, nestum sem figos.
Frank Caprio praticava uma justiça humanista, prática, que partia da complexa realidade. Por isso, era conhecido ora como "o juiz mais gentil do mundo", ora como “o melhor juiz do mundo”.
É de uma ironia cruel que as pessoas acabem por votar naqueles que estão apostados em destruir o Estado Social. Por isso mesmo, são responsáveis pela perda de rendimentos e de qualidade de vida da grande maioria dos portugueses e das portuguesas.