Sábado – Pense por si

Concelhos interiores do norte e centro e todo o sul em risco máximo de incêndios

Os distritos de Bragança, Porto, Guarda, Coimbra e Faro são as regiões com maior risco de incêndios.

Quase todo o norte e centro interior e o sul de Portugal estão este sábado em risco máximo ou muito elevado de incêndio devido ao calor, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

incêndios
incêndios Outubro
incêndios lousã
Pedrógão Grande, mortes, autarcas, arguidos, MP, incêndios, fogos, tragédia
incêndios
incêndios Outubro
incêndios lousã
Pedrógão Grande, mortes, autarcas, arguidos, MP, incêndios, fogos, tragédia

As regiões com maior risco de incêndio situam-se nos distritos de Bragança, Porto, Guarda, Coimbra e Faro, enquanto vários concelhos de Aveiro, Beja, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Porto, Santarém, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu apresentam risco muito elevado.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o "reduzido" e o "máximo".

O cálculo é feito com base nos valores da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para este sábado, no continente, tempo quente, com céu pouco nublado ou limpo e períodos de maior nebulosidade nas regiões do interior durante a tarde.

Segundo o instituto, o vento estará fraco ou moderado (até 30 km/h) do quadrante leste, e tanto a temperatura mínima como a máxima vão registar subidas. A mínima sobretudo no litoral oeste e a máxima no litoral das regiões norte e centro.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!