NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
O cardeal filipino Luis Antonio Tagle considera que é preciso parar, fazer-se uma autoavaliação e refletir se a crença ainda tem um lugar naquilo que as pessoas definem de "uma vida boa".
O cardeal filipino Luis Antonio Tagle, que preside à peregrinação de maio ao Santuário de Fátima, apelou esta segunda-feira para a solidariedade de todos para com os mais fracos.
O também presidente da Cáritas Internacional apelou hoje, no Santuário de Fátima, para a solidariedade para com "os famintos, os sedentos, os despidos, os sem-abrigo, os estrangeiros e os prisioneiros".
O arcebispo de Manila, capital das Filipinas, considerou, durante a homilia, que este é o legado que se deve deixar no mundo, para lá do sucesso, da estabilidade financeira e boa reputação.
Já antes, Luis Antonio Tagle considerara que é preciso parar, fazer-se uma autoavaliação e refletir se a crença ainda tem um lugar naquilo que as pessoas definem de "uma vida boa".
"O nosso mundo de hoje tem imagens de uma vida ‘abençoada': muito dinheiro, o último modelo de roupas, carros, perfumes e aparelhos eletrónicos, fama, influência, segurança", disse, frisando que, apesar de esses não serem desejos maus, é necessário garantir que "a fé ainda tem um lugar importante" no conceito de "uma vida boa".
Durante a missa, o cardeal António Marto, bispo de Leiria-Fátima, agradeceu a todos os peregrinos que marcaram presença na Cova da Iria, repetindo o apelo de Luis Antonio Tagle para que as pessoas sejam solidárias, em participar, "aos que sofrem, aos mais frágeis e abandonados".
De acordo com estimativas do gabinete de comunicação do Santuário de Fátima, cerca de 200 mil peregrinos estão hoje presentes no último dia da peregrinação internacional de maio.
Segundo a mesma fonte, no domingo, terão estado 250 mil peregrinos a participar nas cerimónias.
A peregrinação internacional de maio, que decorre 102 anos após os acontecimentos da Cova da Iria e dois anos após a visita do Papa Francisco, tem como tema "Dar graças por peregrinar em Igreja".
A escolha de Luis Antonio Tagle para presidir à celebração é mais um sinal de atenção do Santuário de Fátima à Ásia, tendo sido escolhidos dois bispos daquele continente para presidir às peregrinações de maio e de outubro de 2018. Este ano, em outubro, será também um cardeal asiático a presidir, o arcebispo de Seul, capital da Coreia do Sul.
Segundo o Santuário de Fátima, inscreveram-se para a peregrinação internacional 202 grupos de 40 países.
Cardeal em Fátima apela à solidariedade pelos "estrangeiros e prisioneiros"
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?
Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.