Sábado – Pense por si

Bastidores: O valor das investigações jornalísticas

Rui Hortelão
Rui Hortelão 12 de agosto de 2015 às 19:59

Sobre o envolvimento de Maria Luís Albuquerque no caso em investigação nunca a SÁBADO teceu qualquer juízo, mas já o facto de um ministro usar meios públicos para tratar uma questão pessoal é um comportamento que não podemos deixar de censurar

A investigação judicial que corre no Brasil sobre Inácio Lula da Silva demonstra que os jornalistas continuam a ter um papel importante na sociedade. O processo em curso nasceu de uma recolha que a justiça brasileira fez de reportagens publicadas na imprensa sobre a relação do ex-Presidente com a Odebrecht. Entre elas, havia um artigo da revista Veja sobre o sobrinho de Lula da Silva, Taiguara Rodrigues dos Santos, que enriqueceu a fazer negócios em Angola e Cuba. A SÁBADO seguiu a pista e confirmou que a empresa deste foi contratada pela Odebrecht. Mas descobriu mais, algo que até agora ninguém sabia: a maioria do capital da empresa de Taiguara Rodrigues dos Santos (51%) pertence ao grupo português Exergia. Toda a história, para ler nas págs. 54 e 55 da revista SÁBADO de 12 de Agosto.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.