Sábado – Pense por si

Agência de rating ameaça dívida portuguesa

SÁBADO
SÁBADO 29 de janeiro de 2016 às 16:31

A DBRS, a única agência de notação financeira que classifica os títulos soberanos portugueses acima de lixo, admite rever esta classificação. A decisão pode ter consequênias graves

A DBRS, a única agência que neste momento mantém a dívida pública portuguesa acima do nível de lixo, admite rever a sua notação. E essa revisão será, subentende-se nas declarações divulgadas hoje, em sentido negativo. A aconteceu, tal revisão teria consequências graves para Portugal. Desde logo porque a dívida pública portuguesa, se voltar a ser considerada "lixo", deixa de ser elegível para o programa de compra de títulos de dívida promovido pelo BCE: e é este que mantém as taxas de juro pagas por Portugal relativamente baixas. Além disso, também a banca portuguesa deixaria de poder usar dívida soberana portuguesa como colateral para se financiar junto do BCE. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.