Está de volta a tradicional Festa do Pontal, onde os sociais-democratas se reúnem há 41 anos, no Pinhal do Pontal, junto à Ria Formosa, no calçadão de Quarteira. Desta vez, a primeira iniciativa da 'rentrée' do PSD acontecerá a menos de dois meses das eleições autárquicas, nas quais os sociais-democratas têm como objectivo ganhar as eleições e conquistar o maior número de câmaras e juntas de freguesia.
Nas autárquicas de 2013, o PSD conquistou apenas cinco dos 16 municípios algarvios, com o PS a vencer em dez concelhos e a CDU na autarquia de Silves.
Passos Coelho já disse que o partido precisa de "pôr todas as forças no terreno" para enfrentar as eleições de 1 de Outubro e recomendou aos candidatos sociais-democratas para fazerem uma campanha com sobriedade nas promessas, porque há "políticos que gostam de vender demasiada ilusão".
"Isto não é um concurso de estrelas, nem uma feira de gado", advertiu em maio Passos Coelho, que também já assegurou que não se demitirá se o partido tiver um mau resultado nas autárquicas.
"Eu nunca me demitiria de líder do PSD por um mau resultado autárquico", assegurou o líder do PSD em abril, sublinhando que nunca lançaria instabilidade dentro do partido "a propósito de eleições que têm significado local e não nacional".
Esta será a oitava vez de Pedro Passos Coelho enquanto líder do PSD. Foi em 2010 que Passos Coelho pisou pela primeira vez o palco da festa social-democrata, quatro meses depois de ter chegado à liderança do PSD, sucedendo a Manuela Ferreira Leite, que enquanto presidente do partido nunca foi ao Pontal.
No ano seguinte, foi também já como primeiro-ministro que Passos Coelho discursou no Pontal, algo que não acontecia desde a década de 1990, com Cavaco Silva.
Com a 'troika' em Portugal e o país a atravessar uma das mais graves crises dos últimos anos, em 2012 o PSD optou por sair da 'rua' e fazer a Festa do Pontal num salão de um parque aquático, a poucos quilómetros de distância. Na altura, os sociais-democratas justificaram a mudança com "motivos de ordem financeira e logística".
Em 2013, os 'laranjas' voltaram a uma das ruas mais movimentadas de Quarteira, a marginal mesmo em frente à praia, repetindo desde esse ano sem interrupções o mesmo 'figurino' da festa.
A Festa do Pontal realizou-se pela primeira vez há 41 anos, em Agosto de 1976, ocasião em que decorreu no Pinhal do Pontal, junto à Ria Formosa, em Faro, e chegou a contar por duas vezes com a presença de Sá Carneiro.
Após um interregno de sete anos, a festa foi retomada em 2005 pelo então líder do PSD/Algarve Mendes Bota, na baixa de Faro.
Descubra as Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.