Sábado – Pense por si

A história da oitava vítima de Camarate

Vítor Matos 08 de julho de 2015 às 13:16

Um homem e uma mulher foram encontrados mortos num apartamento de Carnaxide em Janeiro de 1983. Detalhe: dentro de dias ele ia dar nomes à comissão que investigava a morte de Sá Carneiro

Dois ou três dias antes de morrer, José Moreira marcou um encontro com Augusto Cid no café Vavá, em Alvalade. Foi no início de Janeiro de 1983. O cartoonista disse-lhe: "Se você não deita cá para fora o que sabe, isto pode custar-lhe a cabeça." Então ofereceu-se para interceder junto do então seu cunhado, o deputado Júlio Castro Caldas, para Moreira ser ouvido de imediato na 1ª Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigava a morte dos sete ocupantes do avião onde viajavam Francisco Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.