Secções
Entrar

Transtejo recebe primeiros navios elétricos em abril de 2022

Jornal de Negócios 03 de fevereiro de 2021 às 13:25

O contrato para a aquisição de 10 navios foi assinado na sexta-feira e aguarda agora visto prévio do Tribunal de Contas. O ministro do Ambiente conta que a Transtejo receba quatro navios elétricos no próximo ano.

O ministro do Ambiente e da Ação Climática disse esta quarta-feira no Parlamento que a Transtejo vai começar a receber os primeiros navios elétricos em abril de 2022, acrescentando que no próximo ano serão quatro os barcos que reforçarão a operação da empresa de transporte público fluvial.

João Pedro Matos Fernandes afirmou que o contrato para a compra de 10 navios com a espanhola Astilleros Gondán por 52,44 milhões de euros foi assinado na passada sexta-feira.

"Apesar dos atrasos provocados pela contestação de um concorrente, o tribunal considerou improcedente a reclamação, podendo assim avançar a assinatura de contrato. Falta o visto do Tribunal de Contas", referiu ainda o ministro, que voltou a defender a necessidade de revisão do Código dos Contratos Públicos devido à litigância que existe nos concursos públicos.

Transtejo tem os passageiros mais caros para o Estado

"Apesar do atraso, prevemos que os primeiros navios sejam entregues em abril de 2022", disse ainda, acrescentando que conta que a entrega de quatro navios em 2022 se mantém.

Matos Fernandes assegurou ainda na Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação, que o concurso prevê manutenção por um conjunto de anos e que com as intervenções realizadas já no Seixal todos os pontões estão aptos a receber os novos navios.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela