Secções
Entrar

SOS Racismo critica mensagem "racista" de deputado

23 de julho de 2018 às 15:29

David Ribeiro, deputado na Assembleia Municipal do Porto pelo movimento do independente Rui Moreira, terá alegadamente chamado "energúmenos" e "ciganos romenos" a um grupo de cidadãos.

O SOS Racismo criticou esta segunda-feira as "graves mensagens racistas e xenófobas" do deputado na Assembleia Municipal do Porto, pelo movimento do independente Rui Moreira, David Ribeiro. O deputado terá alegadamente chamado "energúmenos" e "ciganos romenos" a um grupo de cidadãos.

1 de 3
Foto: Cofina Media
Foto: Cofina Media

A organização, em comunicado, "apela a que se retirem todas as consequências de afirmações discriminatórias e discursos de ódio, accionando mecanismos proporcionais à gravidade de tais actos quando cometidos por agentes políticos". A publicação de David Ribeiro numa rede social foi entretanto eliminada.

"O texto, que só a mim obriga, [em] nada indica que sou racista, xenófobo ou que tenha incitado ao ódio", disse à agência Lusa David Ribeiro.

"Não, não sou racista nem xenófobo, mas declaradamente contra quem recusa qualquer tipo de ajuda social e prefere continuar a viver da mendicidade, do pequeno furto e a dormir em jardins e espaços públicos, conspurcando os terrenos que são de todos", disse o deputado, explicando: "No último ano, a zona da rotunda da Boavista, especialmente o triângulo formado pela avenida da França, rua Domingos Sequeira e rua 05 de Outubro, tem sido o «dormitório» de um grupo de 20 a 30 romenos".

Ribeiro questiona ainda "qual a solução" para a situação, defendendo a necessidade de "reflectir" e "encontrar rapidamente formas eficazes de proteger os cidadãos destes energúmenos".

Para o SOS Racismo, que quer questionar a AM sobre o tema, é "particularmente grave que um responsável autárquico, com funções de representação do povo que o elegeu, difunda e torne públicas mensagens de natureza discriminatória, em afirmações pontuadas por preconceitos e por insultos".

A organização descreve ter sido "alertada" no domingo para um texto "publicado nesse dia" que atribuía a um conjunto de «ciganos romenos» a ocupação indevida de terrenos na Boavista, onde se dedicariam a crimes de furto e perturbação de ordem pública".

Para o SOS Racismo, "David Ribeiro terminava a sua prosa apelando à necessidade de accionar mecanismos de protecção dos "cidadãos" face a «estes energúmenos».

A organização sem fins lucrativos sustenta que a situação se "agrava quando, já após a eliminação do referido texto, Ribeiro insiste na culpabilização de quem o denuncia, revelando complacência com comentários de índole racista, sexista e violenta".

"Lamentando e repudiando as palavras de reincidente discriminação" do deputado, o SOS Racismo revela que vai questionar a AM sobre se os deputados municipais, em particular os "eleitos pelo movimento "Rui Moreira - Porto, O Nosso Partido", se "revêm nas palavras e no teor da mensagem do deputado".

Na rede social Facebook, o deputado mantinha, pelas 14:40, uma publicação de sexta-feira na qual comenta: "duas noites sem romenos a dormirem à nossa porta dá-nos uma sensação de alívio mesmo que não saibamos por quanto tempo será".

"Mas estou ciente que a Câmara do Porto, nomeadamente o vereador Filipe Araújo, está a fazer um grande esforço para resolver esta situação", acrescenta.

Na resposta enviada à Lusa, a autarquia diz que "a questão não diz respeito à Câmara do Porto, que não tem que se pronunciar sobre afirmações pessoais ou outras de deputados que pertencem a um órgão político autónomo".

"Se a agência Lusa tem questões a colocar a qualquer grupo municipal, deve dirigi-las a esse grupo e não à Câmara Municipal do Porto, que não comete ingerências", acrescentou o gabinete de comunicação.

Já Miguel Pereira Leite, presidente da AM e primeiro na lista do movimento independente para aquele órgão, disse "desconhecer as afirmações".

"Nessa circunstância, prefiro não me pronunciar", afirmou.

A Lusa contactou também, sem sucesso, a associação cívica "Porto, O Nosso Movimento", criada após as eleições que deram o segundo mandato a Rui Moreira, eleito pelo movimento "O Nosso Partido é o Porto".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela