Secções
Entrar

Sintra ilumina Castelo dos Mouros pelas vítimas de Barcelona

22 de agosto de 2017 às 12:19

A Câmara de Sintra aprovou um voto de pesar pelas vítimas dos atentados. O Castelo dos Mouros estará iluminado durante 15 dias com as cores amarela e vermelha da Catalunha

A Câmara de Sintra aprovou hoje um voto de pesar pelas vítimas dos atentados de Barcelona, e o Castelo dos Mouros estará iluminado durante 15 dias com as cores amarela e vermelha da Catalunha, anunciou a autarquia.

1 de 4
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Na reunião do executivo foi aprovado, por unanimidade, um voto de pesar pelo atentado realizado em Barcelona, a 17 de Agosto, que "ficará para sempre assinalado como mais um violento ataque do radicalismo extremista", lê-se no documento, a que a Lusa teve acesso.

Os ataques nas Ramblas, no centro urbano de Barcelona, e na estância balnear de Cambrills, Tarragona, provocaram pelo menos 15 mortos, entre os quais duas portuguesas, e mais de 120 feridos.

As vítimas portuguesas são uma avó de 74 anos e a sua neta de 20 anos, que estudou em Sintra e actualmente residia em Londres, que foram atropeladas por uma carrinha nas Ramblas, uma das principais atracções turísticas da cidade catalã.

"Este terror sem rosto tem de ser derrotado. Este é mais um ataque a toda a humanidade e aos valores da paz, de tolerância, de solidariedade, de liberdade e de desenvolvimento, princípios fundamentais dos nossos valores e dos nossos ideais", lê-se no voto de pesar, apresentado pelo presidente da autarquia, Basílio Horta.

O voto de pesar do município, que foi acompanhado de um minuto de silêncio, vai ser transmitido aos familiares das vítimas, à cidade de Barcelona e ao Governo espanhol.

O presidente da câmara anunciou ainda na reunião que articulou com o presidente da sociedade Parques de Sintra-Monte da Lua no sentido de que, "durante os próximos 15 dias - o número de vítimas mortais que o atentado provocou -, o Castelo dos Mouros será iluminado com as cores da Catalunha".

"É a forma de Sintra homenagear as vítimas dos sangrentos atentados de Barcelona e deixar bem claro que não escondemos, nem nunca esqueceremos os princípios da liberdade e da fraternidade", frisou o autarca.

Os ataques terroristas ocorreram na quinta-feira à tarde, nas Ramblas, e na madrugada de sexta-feira, em Cambrils.

As autoridades espanholas detiveram quatro implicados nos atentados, de um grupo formado, pelo menos, por 12 pessoas.

Cinco elementos do grupo foram abatidos em Cambrils, dois morreram numa explosão, na quarta-feira, numa vivenda de Alcanar e outro, suspeito de ter sido o condutor da carrinha que atropelou indiscriminadamente pessoas nas Ramblas, foi morto pela polícia na segunda-feira.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela