Secções
Entrar

SEF faz detenção no aeroporto de Lisboa em cumprimento de mandado europeu

01 de setembro de 2020 às 12:39

Homem, de 36 anos, é residente legal na Grécia e chegou a Lisboa proveniente de um voo de Bissau.

O SEF deteve no aeroporto de Lisboa um cidadão do qual pendia um mandado de detenção europeu emitido por Itália, indicou hoje o serviço de segurança.

Em comunicado, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras acrescenta que o homem, de 36 anos, é residente legal na Grécia e chegou a Lisboa na segunda-feira proveniente de um voo de Bissau, tendo sido sujeito a controlo pré-embarque e durante o qual a situação foi sinalizada com recurso ao sistema SEF Mobile.

O SEF frisa que quando chegou a Portugal foram consultadas as bases de dados e confirmou-se a existência e a validade da indicação Schengen para efeitos de detenção e consequente extradição.

Na mesma nota, o SEF refere ainda que deteve no aeroporto do Porto um outro cidadão estrangeiro que tentava embarcar para Liverpool, no Reino Unido, com bilhete de identidade romeno falsificado.

De acordo com o SEF, o homem, de 19 anos, foi detido pelo crime de uso de documento falsificado e por se encontrar em situação de permanência irregular em Portugal, sendo hoje presente a tribunal.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela