Secções
Entrar

Rui Tavares defende que nas presidenciais "não é lógica partidária que deve imperar"

Lusa 09 de janeiro de 2026 às 07:32

Líder do Livre salientou a importância da candidatura de Jorge Pinto num jantar-comício em Guimarães.

O porta-voz do Livre Rui Tavares defendeu, na quinta-feira à noite, que nas eleições presidenciais "não é a lógica partidária que deve imperar" dado o momento vivido pela democracia em Portugal e no mundo.
Rui Tavares discursa no parlamento sobre o Orçamento de Estado MIGUEL A. LOPES/LUSA
"O Jorge e eu somos do mesmo partido. Mas, francamente, numas eleições presidenciais não é a lógica partidária que deve imperar. E não é essa que nos deve preocupar. E saber o que é que conta a seguir para, se um partido vai crescer, vai diminuir, vai recuperar, o que quer que seja, francamente, no momento que estamos a viver para a nossa democracia, para a democracia no mundo, isso deve ser a menor preocupação", defendeu. Rui Tavares, que discursava num jantar-comício da candidatura presidencial de Jorge Pinto, em Guimarães, considerou que uma "candidatura feita unicamente nessa lógica é uma candidatura que não estaria à altura do momento histórico" atual. O líder do Livre salientou a importância da candidatura de Jorge Pinto neste contexto porque "alia convicção e consciência" e criticou quem quis ouvir as palavras do candidato nos últimos dias "pela metade". "Quando ouvimos o Jorge a falar, por muito que depois, no comentário, queiram ouvir apenas pela metade, na verdade quem ouviu, o concidadão do Jorge Pinto, percebeu perfeitamente o que é que o Jorge Pinto está a dizer. O Jorge Pinto está a dizer que é preciso estar nesta candidatura para marcar a agenda", acrescentou. Antes, no mesmo discurso, Rui Tavares argumentou que as pessoas entendem que Jorge Pinto, "por trás da névoa, do fumo e do barulho do comentário permanente", fala com genuinidade e autenticidade e entendem que é "alguém que está a pensar enquanto está a falar". "E isso significa às vezes falar menos redondo, mas significa também acreditar em tudo e cada palavra do que se está a dizer", considerou. Rui Tavares explicou que, com o apoio à candidatura de Jorge Pinto, estão a ser "lançadas as bases de um movimento por uma democracia que se defenda a si mesma" e sublinhou a necessidade de "marcar a agenda para influenciar outros candidatos", "esclarecer a opinião pública" e garantir que em Portugal há "uma democracia que não se deixa levar assim". Também esta noite discursou a deputada do Livre Filipa Pinto que defendeu que é preciso, nesta campanha eleitoral, convencer toda a gente de que Jorge Pinto "é aquele que estará em todas as situações que o país precisar para defender esta democracia que custou tanto a conquistar".
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Dinheiro

Os testamentos de Francisco Pinto Balsemão

TextoAna Taborda
FotosAna Taborda
JUSTIÇA. O QUE ESTÁ NO PROCESSO INFLUENCER

Escutas da Operação Influencer. Sei o que disseste ao telefone durante três anos

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima