Secções
Entrar

Rui Rio: "O PSD não pode mudar de líder como quem muda de camisa"

14 de janeiro de 2020 às 11:20

Atual presidente vai disputar com Montenegro a liderança dos sociais-democratas na segunda volta das diretas, no próximo sábado. Rio diz que "triturar" presidentes afeta a confiança dos portugueses relativamente ao PSD.

O presidente doPSDe recandidato ao cargo,Rui Rio, defendeu esta terça-feira que o partido não pode andar "a triturar líderes" sempre que não vence eleições, considerando que tal afeta a confiança dos portugueses.

"O PSD não pode mudar de líder como quem muda de camisa, não pode de congresso em congresso andar a trocar de líder, eu sou o 18.º, o PSD é o partido que teve mais líderes. O PSD não pode andar a triturar líderes, se andar os portugueses olham para o PSD e não merece a confiança que deve", afirmou Rio em entrevista à Antena 1, a primeira desde as diretas de sábado, em que foi o mais votado, mas ficou a 0,56% da maioria absoluta.

O atual presidente do PSD disse não ter ficado nada surpreendido com o resultado de sábado: "Bate certinho com o que respondia quando as pessoas me perguntavam sobre o resultado: eu acho que consigo ganhar à primeira volta, é difícil, mas é possível",

Questionado qual a razão pela qual os militantes do PSD devem votar nele em vez de em Luís Montenegro na segunda volta do próximo sábado, Rio considerou que a primeira é, precisamente, a estabilidade.

"Se nós, de cada vez que temos um ato eleitoral e não conseguimos ter mais um voto que o adversário, temos automaticamente de trocar de líder, vamos ter dificuldade em criar confiança e sustentabilidade na opinião pública, por isso me recandidato", acrescentou Rui Rio.

Quanto à semana final de campanha para esta segunda volta, o atual presidente do PSD diz que não esperem dele "uma campanha agressiva a atacar os ouros".

"Não é muito do meu estilo, e não vou começar agora a apontar defeitos no adversário para que votem em mim, não é o meu género", afirmou.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela