Secções
Entrar

Rui Rio não comenta regresso do FC Porto à varanda da Câmara do Porto

14 de maio de 2018 às 18:09

Desde 1999 que o FC Porto não se deslocava à Câmara do Porto para festejar as vitórias no campeonato nacional, designadamente nas nove vezes em que o clube foi campeão durante os cerca de 12 anos de mandato do social-democrata.

O ex-presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, afirmou esta segunda-feira que "a postura ética mais correcta" é não se intrometer na gestão da autarquia, recusando comentar o regresso do FC Porto à varanda dos Paços do Concelho.

1 de 5
Fc Porto campeão
Foto: FERNANDO VELUDO/LUSA
Fc Porto campeão
Foto: FERNANDO VELUDO/LUSA
Foto: Lusa
Rui Rio
Foto: LUSA / MANUEL FERNANDO ARAÚJO
FC Porto festa
Foto: MOVENOTÍCIAS

O regresso à varanda "merece o mesmo comentário que mereceu nos quatro ou cinco anos em que já não sou presidente da Câmara, que é não dizer rigorosamente nada sobre aquilo que é a gestão da Câmara do Porto", respondeu o líder do PSD e ex-presidente da autarquia aos jornalistas, no Porto.

"Depois ter lá estado 12 anos [como presidente da autarquia], acho que a postura ética mais correcta é não me andar a intrometer", concluiu.

O regresso do Futebol Clube do Porto à varanda da Câmara, 19 anos depois, para mostrar a taça de campeão nacional de futebol aconteceu na noite de sábado, numa festa que se prolongou até à madrugada de domingo.

Desde 1999 que o FC Porto não se deslocava à Câmara do Porto para festejar as vitórias no campeonato nacional, designadamente nas nove vezes em que o clube foi campeão durante os cerca de 12 anos de mandato do social-democrata Rui Rio (entre 2002 e 2013).

Na noite dos festejos, com a avenida dos Aliados pintada com os tons azuis e brancos, o momento mais esperado surgiu quando o capitão dos 'dragões', Hector Herrera, ergueu o troféu, ladeado dos restantes elementos grupo de trabalho.

Depois do triunfo no terreno do Vitória de Guimarães (1-0), na 34.ª e última jornada da I Liga, a equipa chegou à 'sala de visitas' da cidade Invicta - Aliados - num autocarro panorâmico, que foi literalmente engolido pela multidão, enquanto tentava contornar a avenida, com os jogadores eufóricos pela recepção dos adeptos.

Entre cânticos alusivos à conquista do título, e também muitas provocações ao rival Benfica, a festa, que tinha começado ao início da tarde, com vários momentos musicais, prolongou-se para o interior dos Paços do Concelho, onde o presidente do clube, Pinto da Costa, recebeu a Medalha de Honra da cidade.

No exterior, o discurso do dirigente, assim como do presidente da autarquia portuense, Rui Moreira, foi acompanhado pela multidão em vários ecrãs gigantes, e pontuado, frequentemente, com ruidosas salvas de palmas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela