Secções
Entrar

Residentes do Bairro do Zambujal mais encostados à parede desde morte de Odair

Lusa 14 de outubro de 2025 às 08:27

Dirigente da associação de moradores do Bairro do Zambujal diz que pouco mudou no bairro, mas intensificou-se a presença policial.

Um dirigente associativo disse à Lusa que os residentes do Bairro do Zambujal, Amadora, onde morava Odair Moniz, morto há um ano por um polícia, são cada vez mais encostados à parede pela polícia, existindo mais tensão desde o assassinato.
António Pedro Santos/LUSA
Edgar Cabral, dirigente da associação de moradores do Bairro do Zambujal, disse à Lusa que, desde a morte de Odair, pouco mudou no bairro, mas intensificou-se a presença policial. "Em termos de comunidade, sempre fomos uma comunidade tranquila, sempre estivemos bem uns com os outros, tal como estivemos este ano, apesar da dor e da mágoa que temos", afirmou. As mudanças sentem-se na presença da polícia no bairro: "O que temos sentido agora é que o clima está muito mais pesado quando a polícia entra no bairro". "A comunidade tem sido encostada à parede, tem sido tratada de uma forma não muito boa", prosseguiu. Segundo Edgar Cabral, "a polícia chega, coloca as pessoas numa parede e sente-se ali um bocado de raiva da polícia, que não se via antes". "Antes, limitavam-se a fazer o seu trabalho, de revista e monitorização do Bairro do Zambujal, mas agora constantemente estamos a ter forte intervenção da polícia", adiantou. Após o assassinato do Odair, prosseguiu, a polícia tem estado constantemente no bairro para revistas. "Ninguém é detido. Eu acho que estão à espera que alguém faça ali um desentendimento para eles terem algum motivo", afirmou. Sobre o início do julgamento do polícia acusado de matar Odair Moniz, na quarta-feira, Edgar Cabral disse que a comunidade tem esperança que o mesmo possa trazer algum descanso. "Temos esperança que agora, com o julgamento, as pessoas descansem um pouco. Estamos todos com uma grande pressão desde o acontecimento até agora". E acrescentou: "Nós, que vivemos nos bairros sociais, temos sempre esperança e fé. Será desta que as coisas se vão endireitar, que vai haver uma justiça bem feita?". "Não vai trazer o nosso amigo de volta, mas há uma esperança que procuramos há muitos anos e, com a evolução das coisas, acho que é desta que vamos conseguir e que seja um episódio que não se volte a repetir", concluiu.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela