Secções
Entrar

Rangel relator de projeto para dar iniciativa legislativa ao Parlamento Europeu

29 de maio de 2020 às 12:06

Relatório, segundo o eurodeputado, poderá "mudar o curso das coisas", contribuindo para tornar "a União Europeia mais democrática".

O eurodeputado do PSD Paulo Rangel é relator para o "direito de iniciativa legislativa" do Parlamento Europeu (PE), uma alteração às regras que deixam este poder exclusivamente nas mãos da Comissão Europeia, foi hoje anunciado.

O relatório, segundo um comunicado de Rangel, poderá "mudar o curso das coisas", contribuindo para "alterar o equilíbrio de poderes da União Europeia a favor do Parlamento, tornando a União mais democrática".

"Tudo farei para contribuir, com este relatório, para que o Parlamento Europeu deixe de ser o único Parlamento democrático sem iniciativa legislativa própria. Se este relatório arrancar com este processo de viragem, estaremos a fazer história na democracia europeia", sublinhou o eurodeputado, que integra a Comissão de Assuntos Constitucionais do PE.

"Um Parlamento sem capacidade de iniciativa legislativa é um Parlamento amputado", considerou também.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela