Secções
Entrar

Quinto sismo sentido na ilha de S. Miguel desde a tarde de terça-feira

03 de abril de 2019 às 09:26

O último sismo ocorreu às 05h30 (mais uma hora em Lisboa) desta quarta-feira com magnitude 2,2 na escala de Richter.

Um sismo de magnitude 2,2 na escala de Richter foi sentido na ilha de São Miguel, Açores, o quinto registado pelo Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) desde a tarde de terça-feira.

Em comunicado, o CIVISA adianta que o sismo ocorreu às 05h30 (mais uma hora em Lisboa) desta quarta-feira com magnitude 2,2 na escala de Richter e epicentro a cerca de cinco quilómetros a sul de S. Brás, na ilha de São Miguel.

De acordo com a informação disponível, o sismo foi sentido com intensidade máxima III (Escala de Mercalli Modificada) em Ponta Garça, no concelho de Vila Franca do Campo.

O CIVISA já tinha registado quatro sismos, que foram sentidos, na terça-feira, em pouco mais de seis horas, entre as 16h25 e as 22h38 locais.

O último de terça-feira teve uma magnitude 2,2 na escala de Richter e o epicentro localizou-se a cerca de seis quilómetros a sul-sudoeste de S. Brás, ilha de S. Miguel.

Este sismo foi sentido com intensidade máxima III/IV (Escala de Mercalli Modificada) em Ponta Garça (concelho de Vila Franca do Campo) e em Porto Formoso (concelho da Ribeira Grande)", de acordo com o CIVISA.

Antes, tinham sido sentidos outros três sismos. Um às 19:33 locais, de magnitude 2,8 na escala de Richter, também com epicentro em São Miguel, a seis quilómetros de Ribeira das Tainhas.

Os outros dois sismos foram também sentidos na ilha de São Miguel, um às 16:25 e outro às 17:08 locais.

O primeiro teve magnitude de 2,7 na escala de Richter e epicentro a cerca de quatro quilómetros a norte da Ribeira das Tainhas.

O segundo sismo, às 17:08, teve o seu epicentro no mesmo local, mas foi de magnitude 2,2 na escala de Richter.

Os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excecional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela