Secções
Entrar

PSD Santarém recusa participar na campanha para as legislativas

31 de julho de 2019 às 13:26

Concelhia alega ter sido "desconsiderada" pelo presidente do PSD no processo de seleção de candidatos a deputados.

A concelhia de Santarém doPSDanunciou, esta quarta-feira, que recusará participar em qualquer estrutura de campanha para as legislativas, alegando ter sido "desconsiderada" pelo presidente do PSD noprocesso de seleção de candidatos a deputados.

"Tendo em conta a desconsideração da Comissão Política Nacional (CPN) e do Dr. Rio, decidimos por unanimidade não participar em nenhuma estrutura de campanha", anunciou a Comissão Política Concelhia de Santarém do PSD.

Numa declaração enviada à agênciaLusa, o presidente da concelhia (e presidente da Câmara Municipal de Santarém), Ricardo Gonçalves, considerou "inqualificável" o processo de seleção de candidatos a deputados e acusou Rui Rio e a Comissão Política Nacional de não terem cumprido as regras que criaram.

A divergência prende-se com a retirada do advogado Ramiro Matos (indicado pela distrital de Santarém) da lista de candidatos para manter o atual deputado Duarte Marques, cujo nome foi defendido por Morais Sarmento.

"Não se percebe como alguém que quer ser primeiro ministro, faz regras que à posterior não cumpre", afirmou Ricardo Gonçalves depois de a CPN ter aprovado, na terça-feira, a lista de candidatos.

"Mau presságio para um candidato a primeiro-ministro", acrescentou o presidente da concelhia que acusa Rui Rio de "um desrespeito constante e total por todos os militantes" e de, em vez do "banho de ética prometido", ter transformado a formação das listas numa "banhada" para manter o seu grupo de apoiantes satisfeito".

Com estas decisões, considerou Ricardo Gonçalves, Rio "está a trabalhar para transformar o PSD no partido do autocarro (50+1 deputados), e não num partido capaz de dar futuro a Portugal e aos portugueses".

A concelhia de Santarém responsabilizou a CPN,Rui Rioe Morais Sarmento (que acusa de apadrinhar Duarte Marques) pelos resultados eleitorais no concelho, onde, apesar de a concelhia não participar nas estruturas de campanha, os militantes podem apelar ao voto.

O PSD reuniu o CN esta terça-feira à noite, em Guimarães, e votou as listas de candidatos a deputados.

No distrito de Santarém a lista é composta por Isaura Morais, João Moura, Duarte Marques, Sónia Ferreira, Rui Rufino, Célia Bonet, João Oliveira, Ana Lúcia Cláudio e Isilda Aguincha.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela