Secções
Entrar

PSD de Lisboa quer "imediata suspensão" do plano de expansão do Metro

21 de agosto de 2018 às 20:16

O objectivo da expansão do Metro de Lisboa é obter uma linha circular a partir do Campo Grande com as linhas Verde e Amarela.

O PSD de Lisboa exigiu esta terça-feira a "imediata suspensão do plano de expansão do Metro", afirmando que a construção de uma linha circular "merece fortes reservas de natureza técnica e operacional" e prejudica os utentes.

1 de 5

"A construção da dita linha circular, merece fortes reservas de natureza técnica e operacional e prejudica quem se desloca na linha Amarela entre o centro e a coroa exterior da cidade, Lumiar e Santa Clara, mas também quem se desloca de e para fora de Lisboa, nomeadamente Odivelas", defendeu o PSD de Lisboa num comunicado divulgado terça-feira.

Na nota, o PSD afirmou também que o projecto "pode, ainda, comprometer em definitivo a expansão da rede de Metro à zona ocidental da cidade, em especial a Campo de Ourique, Alcântara, Ajuda e Belém, bem como futuras interligações às redes de transportes que servem Oeiras e Cascais".

Além disso, o PSD de Lisboa lembrou que o projecto de expansão do Metropolitano de Lisboa teve como base o previsto no Plano de Expansão da Rede do Metropolitano de Lisboa 2010-2020, aprovado em 2009 pelo Governo de José Sócrates, e frisou que "este plano não foi sujeito a consulta pública e não são conhecidos quaisquer documentos técnicos que o fundamentem".

"Acresce que não são conhecidos quaisquer estudos de análise custo-benefício que comparem esta opção e outras alternativas de expansão da rede na cidade de Lisboa", lê-se no comunicado.

Recordando que decorre até quarta-feira a consulta pública sobre a Avaliação de Impacte Ambiental (AIA) relativa ao plano de expansão da linha do Metro de Lisboa, o PSD de Lisboa defendeu que, "quando o plano e o projecto de expansão não foram eles próprios sujeitos a consulta pública, realizar esta consulta pública trata-se de uma óbvia encenação para a opinião pública, que visa apenas e só legitimar uma decisão política, técnica e economicamente mal fundamentada".

O PSD de Lisboa exige ao Governo a "imediata suspensão do plano de expansão do Metro de Lisboa", a "apresentação de estudo técnico e económico que permita avaliar e comparar diferentes opções de expansão da rede" e "sujeitar a consulta pública o próprio plano de expansão".

O projecto de prolongamento do Metropolitano de Lisboa, entre as estações do Rato (Linha Amarela) e do Cais do Sodré (Linha Verde), inclui novas ligações aos viadutos do Campo Grande.

O objectivo é obter uma linha circular a partir do Campo Grande com as linhas Verde e Amarela, passando as restantes linhas a funcionar como radiais - linha Amarela de Odivelas a Telheiras, linha Azul (Reboleira - Santa Apolónia) e linha Vermelha (S. Sebastião - Aeroporto).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela