Próximos destinos de Marcelo aprovados: Cuba, Colômbia e Brasil
Estas três deslocações entre 25 de Outubro e 3 de Novembro somam-se às 14 já realizadas pelo Presidente da República ao estrangeiro desde que tomou posse a 9 de Março e a uma 15.ª à Suíça, também já aprovada pelo Parlamento
O Presidente da República irá deslocar-se entre 25 de Outubro e 3 de Novembro a Cuba, a Cartagena das Índias, na Colômbia, e a Brasília, no Brasil, de acordo com um projeto de resolução aprovado no Parlamento esta quinta-feira.
De acordo com o diploma, subscrito pelo presidente da Assembleia da República, a visita de Estado do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a Cuba irá realizar-se de 25 a 27 de Outubro. Entre 27 e 30 de outubro, Marcelo Rebelo de Sousa irá participar na XXV cimeira ibero-americana de chefes de Estado e de Governo, em Cartagena das Índias, na Colômbia. De 31 de Outubro a 3 de Novembro, o Presidente da República estará em Brasília, no Brasil, para participar na XI cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Estas três deslocações a Cuba, Colômbia e Brasil somam-se às 14 já realizadas pelo Presidente da República ao estrangeiro desde que tomou posse a 9 de Março e a uma 15.ª à Suíça, também já aprovada pelo Parlamento.
De acordo com o projeto de resolução que foi entregue na Assembleia da República, o chefe de Estado requereu autorização ao Parlamento para se deslocar à Suíça entre 15 e 19 de outubro.
O Presidente da República fez 14 deslocações ao estrangeiro: ao Vaticano e a Madrid, Espanha, a 17 de Março, ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, a 12 e 13 de Abril, a Roma, Itália, entre 31 de Abril e 1 de Maio, a Moçambique, de 3 a 6 de maio.
Marcelo deslocou-se ainda a Berlim, entre 29 e 30 de Maio, a Paris, de 10 a 12 de Junho, a Casablanca, Marrocos, a 27 de junho, e ao Brasil, de 2 a 10 de Agosto, por altura dos Jogos Olímpicos.
Foi ainda três vezes a França durante o Euro2016, para assistir ao terceiro jogo da fase de grupos, a 06 de Julho, à meia-final, a 22 de Junho e ao jogo da final, a 10 de Julho.
Em Setembro, o chefe de Estado realizou mais duas deslocações uma deslocação à Bulgária, para uma reunião do Grupo de Arraiolos, a 14 e 15 de Setembro, e a Nova Iorque, Estados Unidos, de 18 a 22 de Setembro, para participar na Assembleia Geral das Nações Unidas.
Edições do Dia
Boas leituras!