Secções
Entrar

Polícia portuguesa em operação transnacional que apreendeu 2,3 toneladas cocaína

05 de maio de 2018 às 08:55

Foram apreendidas 1,3 milhões de toneladas nos arredores de Lisboa e o resto em Espanha, nas províncias fronteiriças de Badajoz e de Cáceres.

A polícia portuguesa esteve envolvida numa operação transnacional que se saldou pela apreensão de 2,3 toneladas de cocaína proveniente da Colômbia, em Portugal e Espanha, e a detenção de 11 pessoas, segundo informações da procuradoria colombiana.

O director especializado contra o tráfico de droga da Procuradoria colombiana, Ricardo Carriazo, revelou à imprensa que foram apreendidas 1,3 milhões de toneladas nos arredores de Lisboa e o resto em Espanha, nas províncias fronteiriças de Badajoz e de Cáceres.

Entre os detidos, que colaboravam com o Clã do Golfo, o maior grupo criminoso da Colômbia, de origem paramilitar, estão sete colombianos, três polacos e um espanhol, disse Carriazo, que não detalhou os locais das capturas.

Foi ainda detida em Cartagena de Índias a pessoa acusada de enviar o produto para a Europa.

O método deste grupo consistia em reunir a droga neste porto das Caraíbas, para depois a transportar até Algeciras, em Espanha, em diferentes tipos de embarcações.

Contudo, neste caso transportaram a cocaína por via aérea para Lisboa, de onde pretendiam levá-la para Espanha, através de vários veículos.

Na operação também foram apreendidos 11 veículos e 25.600 euros.

"Com a informação obtida nas investigações, o apoio da agência norte-americana (DEA, sigla em inglês da agência antidroga dos EUA) e a intervenção das polícias de Espanha e Portugal, consolidou-se a denominada operação ‘Muro de Contenção’, na qual foram apreendidas quase duas toneladas e meia de cocaína", detalhou Carriazo.

Revelou também, em relação à operação em território de Espanha, que "as autoridades estavam alertadas da transferência e assim que os carros cruzaram a fronteira foram interceptados pela Polícia espanhola".

Carriazo acrescentou ainda que esta foi a terceira grande apreensão de cocaína na Europa que é feita com contributos de informação de vários países.

Na semana passada, seis pessoas, entre as quais dois empresários e um guarda civil foram detidos, por envolvimento no contrabando de quase nove toneladas de cocaína, apreendidas num contentor com bananas no porto de Algeciras, no que foi o maior carregamento apreendido num contentor na Europa.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela