Secções
Entrar

MP abre inquérito a entradas ilícitas em plataformas online de ensino

21 de abril de 2020 às 12:20

Ministério da Educação recomenda que professores e alunos cumpram várias medidas de segurança, para proteção de privacidade e dados pessoais.

O Ministério Público abriu um inquérito para averiguar entradas ilícitas em plataformas de ensino online, numa das quais foi apanhado um jovem de 20 anos a quem a Polícia Judiciária eliminou todas as contas em redes sociais.

Numa resposta enviada hoje à agência, a Procuradoria Geral da República responde que têm chegado várias queixas relacionadas com a matéria – intromissão ilegitima em plataformas online - ao Gabinete Cibercrime e que "as mesmas foram remetidas ao Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa, onde deram origem a um inquérito".

Em comunicado divulgado domingo a PJ indicava que este homem poderia vir a ser responsabilizado penal e civilmente".

Na sexta-feira passada a Fenprof anunciou que iria fazer queixa à Procuradoria-Geral da República após a intrusão de terceiros em plataformas ‘online’ de ensino à distância e utilização indevida de dados pessoais, códigos de acesso, fotografias e vídeos de alunos e professores.

O Ministério da Educação recomenda que professores e alunos cumpram várias medidas de segurança, para proteção de privacidade e dados pessoais, no uso de plataformas digitais para o estudo e ensino em casa.

"Pense antes de publicar informação sensível", "Seja cuidadoso com a ‘webcam’ e o microfone", "use palavras-chave fortes" são algumas das recomendações.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela