Secções
Entrar

Morreu a investigadora de Literatura Maria Alzira Seixo, aos 84 anos

Lusa 20 de janeiro de 2026 às 13:33

Maria Alzira Seixo foi professora catedrática na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e venceu por duas vezes o Prémio P.E.N. de Ensaio.

A investigadora de Literatura Portuguesa, Maria Alzira Seixo, 84 anos, morreu esta terça-feira de madrugada, disse à agência Lusa o ensaísta Manuel Frias Martins, presidente da Associação Portuguesa de Críticos Literários.
Maria Alzira Seixo, investigadora de Literatura e professora da Universidade de Lisboa, faleceu aos 84 anos DR
Frias Martins era colega da Maria Alzira Seixo nos júris dos prémios literários Fernando Namora e Revelação Agustina Bessa-Luís, assim como do Prémio Vasco Graça Moura/Cidadania Cultural, atribuídos anualmente pela Estoril Sol.
Maria Alzira Seixo foi professora catedrática na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e venceu por duas vezes o Prémio P.E.N. de Ensaio: em 1987, pela obra “A Palavra do Romance” e, em 2002, por “Outros Erros”. Entre os seus títulos conta-se a obra de análise "Os Romances de António Lobo Antunes". As áreas de investigação de Maria Alzira Seixo foram a Literatura Portuguesa, Literatura Comparada, a Literatura Francesa Clássica e Contemporânea e questões relacionadas com a pedagogia literária.
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Dinheiro

Os testamentos de Francisco Pinto Balsemão

TextoAna Taborda
FotosAna Taborda
JUSTIÇA. O QUE ESTÁ NO PROCESSO INFLUENCER

Escutas da Operação Influencer. Sei o que disseste ao telefone durante três anos

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima