Secções
Entrar

Moody's: medidas do PS vão penalizar rating de Portugal

16 de novembro de 2015 às 14:54

Para a agência de rating, as ideias contidas nos acordos entre PS, PCP, BE e Os Verdes não produzirão melhorias "sustentáveis" nas finanças públicas

A analista da Moody’s Kathrin Muehlbronner considerou hoje que as medidas políticas acordadas pelo PS com o Bloco de Esquerda, PCP e Os Verdes tornam "improvável" a melhoria das finanças públicas e penalizarão o ‘rating’ de Portugal.

"No nosso ponto de vista, uma melhoria material e sustentável das finanças públicas de Portugal precisa de medidas estruturais adicionais, particularmente para fazer face às elevadas despesas com as pensões e com os salários, mas isto aparenta ser improvável, dadas as medidas em sentido contrário nos acordos políticos", refere a analista num comentário hoje publicado.

A Moody’s espera assim que o rácio da dívida pública se mantenha numa percentagem muito elevada do Produto Interno Bruto (PIB) e que desça apenas de forma gradual, o que significará "um grande constrangimento para a qualidade do crédito e o ‘rating’ da dívida soberana".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela