Secções
Entrar

Meios de socorro de prevenção nos Açores devido à tempestade "Helene"

14 de setembro de 2018 às 17:03

A Protecção Civil dos Açores vai reforçar hoje os meios humanos no grupo ocidental, enviando um dispositivo operacional e uma equipa da direcção regional de Saúde para as Flores e Corvo.

A Protecção Civil dos Açores vai reforçar hoje os meios humanos no grupo ocidental, enviando um dispositivo operacional e uma equipa da direcção regional de Saúde para as Flores e Corvo por causa da tempestade "Helene".

Num comunicado enviado às redacções, o Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) adianta ainda que "as diversas entidades com responsabilidade no âmbito da Protecção Civil estarão todas de prevenção a partir de sábado, nomeadamente os Serviços Municipais de Protecção Civil, as direcções regionais das Obras Públicas e Comunicações, do Ambiente e da Saúde, assim como todas as 17 corporações de bombeiros da região".

O SRPCBA salienta que, "de acordo com a informação transmitida pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), esta situação não deverá causar alarmismo, desde que sejam tidas em conta as informações oficiais transmitidas pela Protecção Civil e pelo IPMA, bem como a adopção de medidas de auto-protecção em caso de tempestade, tal como é recomendado pelo Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores".

De acordo com o IPMA, a tempestade tropical "Helene" deverá afectar os Açores a partir de sábado, começando por atingir o grupo ocidental.

As duas ilhas do grupo ocidental (Flores e Corvo) vão estar sob aviso vermelho, relativo a precipitação, que vigora a partir das 12:00 de sábado e que se poderá estender a todo o dia de domingo.

Para o grupo central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial), o IPMA emitiu um aviso laranja, que vigora a partir das 09:00 de sábado até às 09:00 de domingo.

O IPMA refere ainda que o vento médio esperado é de 90 quilómetros por hora e as rajadas poderão atingir os 120 quilómetros por hora.

Assim, foram emitidos avisos laranja, referentes à intensidade do vento, para os grupos ocidental e central.

A tempestade tropical "Helene", que se encontra a cerca de 1.000 quilómetros a sul das Flores, vai também provocar, a partir de sábado, ondas de oito a 10 metros que, de acordo com o IPMA, irão atingir, sobretudo, a costa sul das ilhas do grupo ocidental e das ilhas do "Triângulo" (São Jorge, Pico e Faial), acrescenta a Proteção Civil.

Na mais recente actualização, o IPMA referia que o ciclone "Helene", que já foi um furacão de categoria 2, está agora classificado como tempestade tropical, devendo tornar-se nas próximas 48 horas num ciclone extratropical.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela