Secções
Entrar

Marcelo visitou três centros comerciais para testemunhar "normalização em curso"

15 de junho de 2020 às 22:49

O Presidente da República visitou o El Corte Inglés, Colombo e Amoreiras no dia em que estas grandes superfícies reabriram ao público na Área Metropolitana de Lisboa.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visitou hoje três centros comerciais, no dia em que estas grandes superfícies reabriram ao público na Área Metropolitana de Lisboa.

Depois de o período de encerramento ter sido prolongado na região por mais duas semanas, devido à evolução da covid-19, Marcelo Rebelo de Sousa deslocou-se para observar "o processo de normalização".

Numa nota hoje divulgada na página na Internet da Presidência da República é referido que Marcelo Rebelo de Sousa "visitou, esta tarde, o "El Corte Inglés", e os centros comercias "Colombo" e "Amoreiras", com o objetivo de testemunhar diretamente o processo de normalização em curso".

As limitações especiais impostas na Área Metropolitana de Lisboa (AML) no âmbito da terceira fase de desconfinamento devido à pandemia de covid-19 foram hoje levantadas, passando a ser permitida a abertura dos centros comerciais e concentrações até 20 pessoas.

Há cerca de duas semanas, o Governo decidiu adiar na Área Metropolitana de Lisboa o levantamento de algumas restrições previstas na terceira fase de desconfinamento, impondo regras especiais sobretudo relacionadas com atividades com "grandes aglomerações de pessoas".

Assim, a partir de hoje passaram a aplicar-se as regras gerais que já estavam em vigor no resto do país desde o início do mês, previstas na terceira fase de desconfinamento.

Também na AML passam a ser permitidas as concentrações até 20 pessoas (até agora o limite era de 10 pessoas) e podem reabrir os estabelecimentos com área superior a 400 m2 ou inseridos em centros comerciais, bem como as respetivas áreas de consumo de comidas e bebidas, e as Lojas do Cidadão.

Continua a existir a regra de que os estabelecimentos que retomaram ou retomem a atividade só podem abrir a partir das 10:00, mas excluem-se deste regime os ginásios e as academias.

A AML integra os municípios de Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira.

AYR // SF

Lusa/Fim

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela