Secções
Entrar

Marcelo afirma que vêm aí "grandes, grandes decisões" sobre infraestruturas

09 de março de 2018 às 15:58

O chefe de Estado falava na Sala de Jantar do Palácio de Belém, numa cerimónia sobre os seus dois anos de mandato.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, referiu-se esta sexta-feira a "grandes, grandes decisões que, mais dia, menos dia, virão aí, importantes, em termos portuários ou em termos de infraestruturas", sem, contudo, avançar mais elementos.

1 de 3
Foto: LUSA / MANUEL DE ALMEIDA
professores Marcelo
Foto: TIAGO PETINGA/LUSA
Marcelo
Foto: ANDRÉ KOSTERS / LUSA

O chefe de Estado falava na Sala de Jantar do Palácio de Belém, numa cerimónia sobre os seus dois anos de mandato, a propósito das previsões macroeconómicas que, no seu entender, devem ser "muito conservadoras", apesar de haver "projectos de investimento que, se se vierem a concretizar, se podem projectar já este ano ou no ano que vem".

Neste contexto, afirmou: "E não falo em grandes, grandes decisões que, mais dia, menos dia virão aí, importantes, em termos portuários ou em termos de infraestruturas. Não falo nisso".

"Mas, se se olhar apenas a projectos de investimento que estão pendentes, de que o Governo tem falado, aliás, se olharmos à evolução do turismo - mesmo nestes meses que são, teoricamente, sempre mais fracos --, se olharmos para a evolução das exportações, nós podemos dizer que a perspectiva que existe, os números que existem são conservadores e podem ser ultrapassados", prosseguiu.

Marcelo Rebelo de Sousa insistiu, no entanto, que "é bom manter essa quota-parte de realismo" nas previsões macroeconómicas.

"Porque, de repente, há uma decisão proteccionista a nível mundial, há uma retaliação europeia, há uma guerra comercial, nós somos envolvidos nesse processo, inevitavelmente, e depois não sabemos exactamente quais são as consequências. Portanto, há um contexto externo que se tem de tomar em linha de conta e que leva, realmente, a essa moderação", argumentou.

O Presidente da República disse que, ao fim de dois anos em funções, continua a ser um "optimista realista", que gosta de "baixar as expectativas", e congratulou-se por outros seguirem o seu exemplo: "Vejo com alegria que já contaminei alguns optimistas que eu achava um bocadinho menos realistas. Também preferem agora previsões muito conservadoras, e isso é bom".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela