Marcada nova manifestação de produtores de leite e carne
Após Lisboa, protesto acontecerá no Porto, no dia 14 de Março, para assinalar "práticas comerciais abusivas"
Produtores portugueses de leite e carne manifestam-se na segunda-feira em frente à Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, em Matosinhos, Porto, "em defesa da produção nacional" e contra as "práticas comerciais abusivas" da grande distribuição.
Organizada pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e pela Associação Portuguesa de Produtores de Leite e Carne (APPLC), em conjunto com outras organizações da lavoura, a iniciativa promete ser "a maior alguma vez realizada pelo sector em Portugal" e prevê ainda protestos junto a dois hipermercados.
O objectivo é "assinalar reclamações específicas perante as práticas comerciais abusivas" de que os produtores acusam as grandes superfícies comerciais e que, garantem, "têm contribuído para a grave crise que arrasa a pecuária nacional", nomeadamente os produtores de leite e carne.
Ministros da Agricultura da UE debatem soluções para leite e suinicultura na 2.ªfeira
Os ministros da Agricultura da União Europeia (UE) reúnem-se na segunda-feira, em Bruxelas, para discutir possíveis soluções para as dificuldades que atravessam sectores agrícolas do leite e da suinicultura, nomeadamente em Portugal.
Os ministros vão debater a eficácia das medidas de apoio aos mercados já adoptadas e a necessidade de intervenções adicionais, que foram identificadas na última reunião, a 15 de Fevereiro, não só para os sectores do leite e da suinicultura, mas também dos legumes.
Na reunião participa ainda um representante do Banco Europeu de Investimento para dar indicações sobre como usar instrumentos financeiros e oportunidades de financiamento nas áreas da agricultura e desenvolvimento rural.
Edições do Dia
Boas leituras!