Secções
Entrar

Lisboa é a quarta melhor cidade do mundo para estrangeiros

Débora Calheiros Lourenço 28 de dezembro de 2022 às 13:38

Esta classificação no ranking da InterNations representa uma subida de 14 posições relativamente ao 18º lugar em que a capital portuguesa ficou classificada em 2021.

Lisboa foi considerada a quarta melhor cidade do mundo para expatriados peloExpat City Ranking 2022. Esta classificação representa uma subida de 14 posições relativamente ao 18º lugar em que a capital portuguesa ficou classificada em 2021.

Pedro Catarino/Cofina

Orankingé feito pela InterNations, a maior comunidade de expatriados do mundo, tendo em conta 50 cidades e, em 2022, coloca Valência, Dubai e a Cidade do México no pódio. Já na ponta oposta da tabela encontram-se Paris, Frankfurt e Johannesburg.

O estudo tem em conta 56 aspetos diferentes da vida urbana, incluindo de igual forma aspetos emocionais e aspetos factuais. Todos estes aspetos são agrupados por categorias: qualidade de vida, facilidade de adaptação, trabalho, finanças pessoais e fatores essenciais. A pior classificação de Lisboa é relativa às perspetivas de trabalho e segurança no trabalho, na qual se encontra em 44º lugar.

Lisboa encontra-se em quinto lugar no Índice de Finanças Pessoais uma vez que 69% dos expatriados estão satisfeitos com o custo de vida, enquanto a média global se localiza nos 45%. No entanto, são apresentados resultados muito próximos da média para os fatores relacionados com a renda familiar disponível ser suficiente ou mais do que suficiente para levar uma vida confortável (71%) e com o sentimento de que recebem de uma forma justa pelo seu trabalho (27%).

Um irlandês que vive em Lisboa e foi entrevistado para o estudo referiu que "os salários em geral são muito baixos em Portugal" e 25% dos inquiridos avaliaram negativamente o estado da economia nacional.

Apesar dos fracos resultados no que toca a finanças e trabalho, Lisboa é "uma das cidades onde os expatriados estão mais felizes com a sua vida no estrangeiro". Dos estrangeiros que vivem na capital portuguesa, 86% consideram-se felizes, enquanto a média global é de 71%. "Apenas os expatriados em Valência são ainda mais felizes."

É também uma das cidades mais bem avaliadas no Índice de Qualidade de Vida, tendo-se localizado no quinto lugar, uma vez que 98% dos expatriados estão satisfeitos com o clima, 94% com as oportunidades para praticar desportos recreativos e 87% com a cultura e a vida noturna. "Mais de nove em cada dez sentem-se seguros em Lisboa" e 93% acham fácil deslocar-se a pé ou de bicicleta. Um indiano partilhou com a InterNations: "Tudo aqui é ótimo, o clima, as pessoas, a comida e a natureza".

Lisboa está em quinto lugar no Índice de Facilidade de Adaptação, com 82% dos expatriados a considerarem os residentes locais simpáticos e educados e 81% a afirmarem que a adaptação à cultura local foi fácil. Um americano afirmou: "Adoro os portugueses, são hospitaleiros, pacientes e despreocupados. São prestáveis, gentis e educados".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela