Secções
Entrar

Legionella: Sobe para 15 número de casos na CUF Descobertas

02 de fevereiro de 2018 às 10:21

Três dos casos estão em unidades de cuidados intensivos.

O número de casos diagnosticados com doença dos legionários com ligação ao surto de legionella no Hospital CUF Descobertas subiu para 15, três dos quais estão em unidades de cuidados intensivos, informou a Direcção-Geral da Saúde (DGS).

1 de 8
Foto: Getty Images
Foto: KATERYNA KON/SCIENCE PHOTO LIBRARY
Foto: Getty Images
CUF Descobertas
Foto: LUSA / MIGUEL A. LOPES
CUF Descobertas
Foto: LUSA / MIGUEL A. LOPES
CUF Descobertas
Foto: LUSA / MIGUEL A. LOPES
CUF Descobertas
Foto: LUSA / MIGUEL A. LOPES

Segundo a nota da DGS, os 15 casos, mais um em relação ao último balanço, incluem nove mulheres e seis homens. Quase todos os doentes (13) têm idade superior a 50 anos.

O surto de legionella no Hospital CUF Descobertas, em Lisboa, surgiu no passado fim de semana e poderá estar ligado à rede de águas do hospital, que está a contactar todas as pessoas que ali estiveram internadas entre os dias 6 e 25 de Janeiro.

A bactéria "Legionella pneumophila" é responsável pela doença dos legionários, uma forma de pneumonia grave que se inicia habitualmente com tosse seca, febre, arrepios, dor de cabeça, dores musculares e dificuldade respiratória, podendo também surgir dor abdominal e diarreia. A incubação da doença tem um período de cinco a seis dias depois da infecção, podendo ir até dez dias.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela