Secções
Entrar

João Ferreira não diz se daria posse a Governo com apoio do Chega

14 de dezembro de 2020 às 22:38

Candidato presidencial comunista diz que, enquanto Presidente da República, teria de "ter em conta" as posições "contrárias a princípios e valores constitucionais" do partido.

O candidato presidencial comunista não esclareceu hoje se daria posse a um Governo de direita com o apoio do Chega, mas disse que teria de "ter em conta" as posições "contrárias a princípios e valores constitucionais" do partido.

Em entrevista à RTP, João Ferreira afirmou que, nesse cenário, "não deixaria de ter em conta" que, como Presidente da República que jura "cumprir e fazer cumprir a Constituição", o Chega é uma "força que declaradamente, nos seus princípios e na sua ação, assume posições contrárias a princípios e valores".

Sem nunca responder diretamente à questão, o candidato apoiado pelo PCP afirmou que tudo faria "para evitar chegar a uma situação em que o Presidente fosse confrontado" com esse cenário.

"Não abdicaria de nenhum dos poderes, mas o Presidente não pode, não deve inventar poderes", afirmou.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, de novo candidato, com o apoio do PSD e do CDS, já admitiu que daria posse a um governo nessas condições, enquanto Marisa Matias, do Bloco de Esquerda, defendeu o contrário.

De resto, o eurodeputado comunista começou por dizer que não queria contribuir "para dar a determinadas forças um protagonismo e uma projeção totalmente injustificados", como o Chega.

Apesar não ignorar "o problema do crescimento de forças de extrema-direita, de cariz antidemocrático", João Ferreira afirmou estar preocupado com "a ausência de resposta a problemas que as pessoas sentem nas suas vidas", como "a falta de emprego ou a instabilidade de emprego".

É, afirmou, "a falta de perspetivas de realização no presente e no futuro que arrasta muita gente a apoiar essas forças" que, por sua vez, são "apoiadas por setores poderosos do poder económico, que têm projetos claramente de confronto com o regime democrático".

 

NS // SF

Lusa/fim  

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela