Secções
Entrar

IPMA prevê "muito frio" a partir da tarde de sexta-feira

22 de outubro de 2018 às 20:28

O "transporte de uma massa de ar polar, muito frio e relativamente seco, vindo da Islândia" pode até trazer a neve mais cedo a Portugal.

Uma mudança significativa do estado do tempo, devido a uma massa de ar polar, é esperada a partir da tarde de sexta-feira, com redução acentuada das temperaturas, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

"A partir da tarde de dia 26, devido ao transporte de uma massa de ar polar, muito frio e relativamente seco, vindo da Islândia, prevê-se uma mudança significativa do estado do tempo", revelou hoje um comunicado do IPMA.

As previsões meteorológicas apontam a passagem da situação de temperaturas amenas para uma descida gradual da temperatura, com "intensificação do vento, especialmente, no litoral oeste e nas terras altas", soprando forte de norte até 50 quilómetros/hora (e rajadas até 70 km/h).

Segundo o IPMA, no sábado e no domingo, "as temperaturas máximas não deverão ultrapassar os 15 graus Celsius, com excepção da costa sul do Algarve e alguns locais do Alentejo, onde podem ser ligeiramente superiores (2 a 3 graus), e das regiões do interior Norte e Centro, onde os valores da temperatura máxima deverão variar entre 5 e 10 graus Celsius".

"Relativamente aos valores da temperatura mínima, deverão ser inferiores a 10°C e da ordem de 0 a 5°C nas regiões do interior, onde se prevêem as primeiras geadas da época", adiantou o IPMA.

As temperaturas baixas associadas ao vento mais intenso "deverão originar desconforto térmico" e, entre os cenários possíveis a partir das previsões meteorológicas, admite-se "a ocorrência de precipitação dispersa nas regiões Norte e Centro no dia 27 [sábado]" que, no caso de vir a ocorrer, "deverá originar alguma neve nas terras altas", alertou a nota do IPMA.

Até esta quinta-feira, o continente mantém-se sob influência conjunta de um anticiclone intenso, a oeste das ilhas Britânicas, e de alterações nos níveis altos da troposfera - centradas a noroeste da Madeira -, associados ao transporte de massas de ar genericamente tropicais do interior da Península Ibérica.

Neste quadro atmosférico vão registar-se até quinta-feira temperaturas máximas com valores superiores à média da época do ano (genericamente entre 20 e 25°C), com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoadas dispersos nas regiões Centro e Sul, que "poderão ser localmente intensos", avisou o IPMA.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela