Secções
Entrar

Incêndios: Tolerância zero ao uso do fogo e seis distritos continuam em alerta laranja

24 de julho de 2020 às 20:07

Proteção Civil acrescentou que as condições meteorológicas "vão continuar favoráveis à deflagração e à progressão dos incêndios rurais".

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) disse hoje que vai haver "tolerância zero" para a utilização de fogo nos próximos dias, devido ao risco elevado de incêndio, que mantém seis distritos em alerta laranja.

"Apelamos exatamente à população para tolerância zero ao uso do fogo e muito cuidado", disse o 2.º comandante nacional, André Fernandes, durante uma conferência de imprensa na sede da ANEPC, em Carnaxide, no concelho de Oeiras.

André Fernandes pediu também cautela em relação a tudo "aquilo que tem que ver com os trabalhos nas zonas rurais e florestais", uma vez que uma "boa parte dos incêndios" registados "nos últimos dias" foi provocada por "negligência" na utilização de maquinaria, como por exemplo agrícola, nestas áreas.

A Proteção Civil acrescentou que as condições meteorológicas "vão continuar favoráveis à deflagração e à progressão dos incêndios rurais".

Por isso, vai ser mantido o nível de "alerta laranja" para os distritos de Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro. Os restantes distritos "vão manter-se em alerta amarelo".

O 2.º comandante sublinhou que foram "tomadas algumas medidas de antecipação operacional", em particular o posicionamento antecipado de meios "junto às zonas mais perigosas, com índice de risco elevado, extremo".

Questionado sobre os incêndios que deflagraram hoje, nomeadamente o que deflagrou pelas 11:40 numa zona de mato em Vialonga, concelho de Vila Franca de Xira, e que foi dado como dominado pelas 18:32, André Fernandes disse apenas que "houve uma necessidade de reforço de meios", de "encerrar um posto de combustível" e de "evacuações muito pontuais", para garantir a segurança da população.

O 2.º comandante adiantou pouco depois das 19:00 que havia um incêndio em curso, em Arcos de Valdevez, distrito de Viana do Castelo, que estava a mobilizar 88 operacionais, seis meios aéreos e 24 veículos, mas, como "os trabalhos estão a decorrer favoravelmente", é expectável que "em breve também esteja dado como dominado".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela