Secções
Entrar

Governo está a fazer "reforma do sistema migratório" e ilegais têm de "regressar ao seu país", diz Montenegro

Lusa 27 de outubro de 2025 às 15:35

"O nosso objetivo é claro: não há dignidade sem regras e acolhimento sem responsabilidade, este Governo está a resolver o caos imigratório em que deixaram pais", disse o primeiro-ministro no arranque do debate do OE2026.

O primeiro-ministro defendeu esta segunda-feira que o Governo está a fazer uma "verdadeira reforma do sistema migratório" e reiterou que os "imigrantes ilegais devem regressar ao seu país".
Montenegro defende reforma do sistema migratório no debate do OE2026 MIGUEL A. LOPES/LUSA
Luís Montenegro falava na abertura do debate na generalidade da proposta de Orçamento do Estado para 2026 (OE2026), que decorre entre hoje e terça-feira na Assembleia da República. "O nosso objetivo é claro: não há dignidade sem regras e acolhimento sem responsabilidade, este Governo está a resolver o caos imigratório em que deixaram o País", disse. Montenegro deixou uma pergunta aos deputados, a que respondeu: "E os ilegais, como é que vai ser? Os imigrantes ilegais devem regressar ao seu país de origem", disse, acrescentando que o executivo continuará a garantir o fluxo de entrada de imigrantes "adequados às reais necessidade do País". O primeiro-ministro incluiu o tema da imigração na sua intervenção inicial no debate, a par de outros como a saúde, habitação ou segurança.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela