Secções
Entrar

Governo aprova Plano de Energia e Clima para entregar em Bruxelas

19 de dezembro de 2019 às 16:29

Plano Nacional de Energia e Clima 2030 estabelece que quase metade da energia consumida em 2030 será proveniente de fontes renováveis.

O Governo aprovou esta quinta-feira na generalidade o Plano Nacional de Energia e Clima 2030 (PNEC 2030), que estabelece que quase metade da energia consumida em 2030 será proveniente de fontes renováveis.

O PNEC 2030 foi apresentado há quase um ano, mas o Governo tem de entregar em Bruxelas, até ao final de 2019, a sua versão definitiva do plano, tal como os outros estados.

Num comunicado divulgado hoje após a reunião do Conselho de Ministros o Governo afirma que "o PNEC é uma obrigação" dos estados-membros e "estabelece os contributos nacionais e as políticas e medidas nacionais para o cumprimento dos diferentes compromissos globais da União Europeia (UE)".

As medidas incluem a redução de emissões de gases com efeito de estufa, as energias renováveis, a eficiência energética e as interligações.

As metas para Portugal foram definidas no documento apresentado no início deste ano. O PNEC estabelece para 2030 uma meta de 47% de energia proveniente de fontes renováveis e uma redução no consumo de energia primária de 35%.

Em 2016 as energias renováveis representaram 28,5% do total, devendo chegar a 31% já em 2020.

O Governo tem dito que a grande aposta nos próximos anos será na energia solar. Em junho foi feito um leilão de energia renovável com base no solar tendo-se batido recordes de energia mais baixa.

Na altura foram leiloados 1,4 gigawatts e no próximo ano será feito um novo leilão com uma dimensão idêntica. Paralelamente o Governo prepara-se para mandar desativar (na próxima década) as duas centrais a carvão do país.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela