Secções
Entrar

Funcionários são acusados de enganar os lesados do BES

29 de junho de 2015 às 17:47

Associação dos espoliados do BES diz-se "vigarizada" pelo Novo Banco por lhe apresentarem "falsas garantias"

A Associação dos Indignados e Enganados do Papel Comercial (AIEPC) acusou os actuais trabalhadores do Novo Banco de continuarem a enganar os clientes lesados e lamentou que recusem denunciar os "moldes efectivos da venda enganosa" de papel comercial.

 

Em comunicado, a AIEPC afirma que os trabalhadores do Novo Banco "já foram usados para enganar" os clientes enquanto Banco Espírito Santo (BES) e continuam a enganar os mesmos clientes enquanto Novo Banco ao dizerem-lhes para estarem "descansados que o dinheiro dos clientes seria pago pois está provisionado".

 

Na opinião dos lesados, a comissão de trabalhadores do Novo Banco está a perder uma "excelente oportunidade" para contribuir "de forma clara, directa e sincera" para uma solução justa, aproveitando para denunciar como foi feita a "venda enganosa" de papel comercial à maioria dos clientes.

 

"Não pode a AIEPC contribuir para a descarada vitimização e branqueamento da actividade de quem, ao serviço de terceiros, no passado (BES) e no presente (Novo Banco), se deixa usar e manipular para lesar de forma efectiva quem toda uma vida dedicou a trabalhar e poupar", afirma a associação no comunicado.

 

A associação acusa ainda os trabalhadores da instituição de contribuírem para o "assalto" às contas dos seus clientes, "apresentando desde produtos com contas falseadas, falsas garantias para venda até à gestão danosa por falta de diversificação da carteira" dos seus clientes.

 

No início de agosto do ano passado, o Banco de Portugal tomou o controlo do BES, após a apresentação de prejuízos semestrais de 3,6 mil milhões de euros, separando a instituição em duas entidades: o chamado 'banco mau' (um veículo que mantém o nome BES e que concentra os activos e passivos tóxicos do BES, assim como os accionistas), e o banco de transição que foi designado Novo Banco.

 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela