Secções
Entrar

Ex-tesoureira de faculdade em tribunal acusada de desviar verbas e simular roubo

03 de abril de 2019 às 10:44

A arguida de 50 anos terá desviado 144 mil euros da instituição e simulado o roubo de parte daquele montante que não devolveu.

Uma ex-tesoureira da Faculdade de Medicina Dentária do Porto é julgada a partir de quinta-feira pelo alegado desvio de 144 mil euros da instituição e por simular o roubo de parte daquele montante que não devolveu.

Fonte judicial disse esta quarta-feira que o julgamento foi agendado para o tribunal de São João Novo, noPorto, e a mulher, de 50 anos, está acusada pela prática dos crimes de peculato, falsidade informática e simulação de crime.

Segundo oMinistério Público(MP), os factos ocorreram em 2014 e 2015, envolvendo verbas de inscrições e propinas dos alunos da Faculdade e de consultas de Medicina Dentária feitas na clínica daquele estabelecimento de ensino.

A arguida foi devolvendo parte do dinheiro desviado, uns 67 mil euros, encenando o roubo do restante (75 mil em dinheiro e 2 mil euros em cheque) em abril de 2005, perante a iminência de uma auditoria às contas da Faculdade.

Notícias da altura indicavam que os 77 mil euros "desapareceram de dentro de uma pasta que estava em cima da secretária" da tesoureira, que foi suspensa por oito meses por "negligência grosseira".

Só dois anos de depois as autoridades confirmaram que se tratara de simulação do roubo e as razões por que tinha sido feito.

Num processo em que a Universidade do Porto se constituiu assistente, o MP reclama que a arguida entregue aoEstadoos 77 mil euros que lucrou com o desfalque.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela