Secções
Entrar

Eurovisão: Sindicato exige à RTP vínculos de trabalho para voluntários

15 de março de 2018 às 12:35

"Postos de trabalho podem e devem ser ocupados por trabalhadores remunerados e especializados", defende CENA-STE.

O sindicato CENA-STE acusou hoje a RTP de estar a promover "más e antiquadas práticas laborais", ao recrutar voluntários para o Festival Eurovisão da Canção, em maio, em Lisboa, e exige que tenham vínculo e remuneração.

1 de 5
Foto: Cofina Media/Lusa
Foto: Cofina Media/Lusa
Foto: Cofina Media/Lusa
Foto: Cofina Media/Lusa
Foto: Cofina Media/Lusa

Em comunicado, o sindicato, que representa trabalhadores dos espectáculos e audiovisual, garante que "todas as funções para as quais a RTP está a recrutar voluntários dizem respeito a postos de trabalho que podem e devem ser ocupados por trabalhadores remunerados e especializados".

André Albuquerque, do CENA-STE, explicou à agência Lusa que a reivindicação de um vínculo laboral e respectiva remuneração para os voluntários será enviada tanto à RTP como ao Ministério da Cultura.

"O recurso ao voluntariado, que não está desligado do recurso permanente da RTP aos falsos recibos verdes e aos vínculos precários, em nada prestigia o importante e imprescindível serviço público de televisão", lamenta o sindicato.

No início do mês, o grupo parlamentar do PS questionou o Ministério da Cultura sobre o "elevado número de voluntários" requeridos para o Festival da Eurovisão, manifestando preocupação com a possibilidade de se estar a querer preencher vagas temporárias de trabalho à margem da lei.

"Pelas características que foram apresentadas e pelo número de voluntários requeridos (300), este programa remete na verdade para necessidades laborais essenciais à realização do evento", que acontece pela primeira vez em Portugal.

Por isso, questionou o Ministério da Cultura para saber se está a par desta situação, e se a televisão pública participou na definição deste programa de designado voluntariado.

Segundo o sindicato CENA-STE, entre os trabalhos previstos para os voluntários contam-se a coordenação de transportes, o apoio às cerimónias e à imprensa, o apoio à actividade do palco, o acompanhamento das delegações e o apoio à produção e aos espectáculos.

Portugal acolhe pela primeira vez a final do Festival Eurovisão da Canção, a 12 de maio na Altice Arena, em Lisboa. As semifinais realizam-se a 08 e 10 de maio, no mesmo espaço.

Portugal será representado pela canção "O jardim", escrita por Isaura e interpretada por Cláudia Pascoal.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela