Secções
Entrar

Empresário condenado a 6 anos de prisão por fraude em cartas de condução

11 de outubro de 2019 às 16:09

Arguido foi condenado a seis anos de prisão, em cúmulo jurídico, por oito crimes de falsificação de documentos e três de usurpação de funções.

O Tribunal da Feira condenou esta sexta-feira a seis anos de prisão um empresário, de 73 anos, num processo por fraude comcartas de condução, absolvendo os restantes três arguidos.

Durante a leitura do acórdão, a juíza presidente disse que o tribunal deu como parcialmente provados os factos que constavam da pronúncia.

O principal arguido é um empresário que abriu várias clínicas para a realização de exames psicológicos de condutores em Oliveira de Azeméis, Albergaria-a-Velha eAveiro.

Este arguido, que se encontra detido no âmbito de outro processo, foi condenado a seis anos de prisão, em cúmulo jurídico, por oito crimes de falsificação de documentos e três de usurpação de funções.

Para a medida da pena, contribuíram os antecedentes criminais do arguido, que tem cinco condenações anteriores, também por falsificação de documento.

Os restantes arguidos, um ex-militar da GNR, um médico e uma motorista, foram absolvidos por falta de provas.

De acordo com a acusação do Ministério Público (MP), o esquema fraudulento que permitia aos clientes renovar a carta de condução sem passarem pelo exame médico decorreu em 2013 e 2014.

O MP diz que o empresário fabricava atestados médicos que entregava aos condutores ou no Instituto da Mobilidade e Transportes, recebendo por cada processo entre 50 e 600 euros.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela