Secções
Entrar

Direção do Livre propõe apoio a António José Seguro na segunda volta

Lusa 20 de janeiro de 2026 às 12:08

A decisão será discutida na reunião extraordinária da Assembleia agendada para quarta-feira às 21h00.

A direção do Livre aprovou na segunda-feira à noite, por unanimidade, o apoio a António José Seguro na segunda volta das eleições presidenciais, uma decisão que será apreciada pela Assembleia do partido na quarta-feira.
Rui Tavares apela ao voto em “contexto de muita instabilidade internacional” Lusa
De acordo com a informação disponibilizada esta terça-feira pelo partido, o Grupo de Contacto do Livre, órgão com funções executivas, foi unânime na decisão de recomendar à Assembleia do partido o apoio formal à candidatura de António José Seguro na segunda volta das eleições para Presidente da República. A decisão, de acordo com os estatutos do Livre, será discutida na reunião extraordinária da Assembleia - órgão máximo entre Congressos - agendada para quarta-feira às 21:00.
Na noite eleitoral de dia 18, a co-porta-voz do Livre Isabel Mendes Lopes disse que, embora faltasse formalizar o apoio a nível interno, tinha a "certeza clara" de que o "partido estará sempre do lado da democracia, sempre do lado da defesa da Constituição e também com orgulho de saber o momento" atual, em que é "importante ter um Presidente da República de esquerda". Isabel Mendes Lopes considerou "altamente preocupante" que Luís Marques Mendes e o PSD tenham optado por não se posicionarem na segunda volta entre António José Seguro e André Ventura, e defendeu que "é fácil para um democrata saber em que lado se deve posicionar". Rui Tavares acusou o PSD, Luís Marques Mendes e a IL de, ao não se posicionarem a favor de Seguro, darem razão a André Ventura quando diz, depois destes resultados, que é "o líder da direita portuguesa". "Não se afirmam na dicotomia que é essencial vincar agora, que é entre democratas e antidemocratas, entre os que defendem a Constituição, os que se reveem na Constituição e aqueles que pretendem atacar a Constituição", lamentou.
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Dinheiro

Os testamentos de Francisco Pinto Balsemão

TextoAna Taborda
FotosAna Taborda
JUSTIÇA. O QUE ESTÁ NO PROCESSO INFLUENCER

Escutas da Operação Influencer. Sei o que disseste ao telefone durante três anos

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima