Secções
Entrar

Detido suspeito de extorquir dinheiro a mulheres para não mostrar fotos íntimas

05 de agosto de 2020 às 10:52

O arguido, sob uma identidade falsa e através das redes sociais (Facebook), criou amizade com várias mulheres, convencendo-as a facultarem-lhe fotografias ou filmes de cariz íntimo e sexual.


A Polícia Judiciária (PJ) deteve um suspeito dos crimes de burla qualificada e extorsão, em Vila Real, que terá exigido dinheiro a várias mulheres para não divulgar fotografias ou filmes de cariz sexual, anunciou hoje aquela força policial.

O Departamento de Investigação Criminal de Vila Real divulgou, em comunicado, que o homem de 53 anos é suspeito de 'sextortion' (ameaça de publicação de imagens privadas e sensíveis de cariz sexual, a menos que a vítima pague uma determinada quantia) e está "fortemente indiciado" pela prática dos crimes de burla qualificada e extorsão em Vila Real.

A investigação da PJ apurou que o arguido, mediante a utilização de uma identidade falsa e através das redes sociais (Facebook), criou amizade com várias mulheres, convencendo-as a facultarem-lhe fotografias ou filmes de cariz íntimo e sexual.

Segundo aquela polícia, depois de obtidas as imagens, o suspeito exigiu "montantes elevados em dinheiro, para que as mesmas fotografias e filmes não fossem divulgados a amigos e familiares das vítimas".

A PJ acredita que o arguido terá feito desta atividade ilícita "o seu modo de vida" nos últimos meses, estando referenciado em vários locais, designadamente em Peso da Régua, Braga, Paços de Ferreira e Évora.

De acordo com a PJ, o homem, sem ocupação laboral, vive de forma itinerante pelo país, pernoitando em residenciais.

Depois de presente às autoridades judiciárias competentes para aplicação de medidas de coação, o detido ficou sujeito a apresentações bissemanais, proibição de acesso a redes sociais e proibição de contacto com as vitimas.

A Polícia Judiciária disse que vai continuar a desenvolver diligências de investigação no sentido de apurar a extensão da atividade criminosa do arguido, designadamente o número de vítimas atingidas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela