Secções
Entrar

Covid-19: Lar de Aljubarrota com mais de três dezenas de infetados

16 de junho de 2020 às 20:07

Vinte e sete idosos e seis funcionários do lar da Misericórdia de Aljubarrota, em Alcobaça, testaram positivo para a covid-19, estando ainda por conhecer o resultado de mais meia centena de testes.

Vinte e sete idosos e seis funcionários do lar da Misericórdia de Aljubarrota, em Alcobaça, testaram positivo para a covid-19, estando ainda por conhecer o resultado de mais meia centena de testes, informou a câmara.

O mais recente foco de infeção de covid-19 do concelho, registado no lar da Santa casa da Misericórdia de Aljubarrota, "está a aumentar e a ramificar para familiares com suspeitas de infeção", disse à Lusa o presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio.

Dos 35 idosos do lar, "27 testaram positivo e mais dois aguardam confirmação", explicou, acrescentando que, no que toca aos trabalhadores da instituição, "há seis positivos", entre os cerca de 70 testados.

Porém, acrescentou, "falta ainda conhecer, entre hoje e amanhã [quarta-feira], o resultado de mais de meia centena de testes".

Os números são "preocupantes" para o presidente desta autarquia do distrito de Leiria, que já determinou "o encerramento da creche", a funcionar no mesmo edifício do lar, mas numa ala separada.

A câmara solicitou a intervenção da GNR "na desinfeção de todo o edifício" e remeteu para quarta-feira, quando forem conhecidos os resultados de todos os testes, o anúncio de "novas medidas" que vão ser decididas em conjunto com as autoridades de saúde.

 O foco na Santa Casa foi conhecido no sábado, na sequência do internamento de dois idosos "com patologias respiratórias" no Hospital de Leiria, onde "foram testados com resultado positivo para a covid-19", disse à agência Lusa o provedor da instituição, José Carvalho.

Os dois idosos, de 72 e 82 anos, "encontram-se internados e estáveis", informou esta manhã o provedor, esclarecendo que os restantes casos confirmados "estão devidamente isolados", dependendo a capacidade de resposta da instituição "do número de novos casos que surgirem".

Além do lar de idosos, a Misericórdia de Aljubarrota tinha em funcionamento as valências de creche e jardim-de-infância, "com entradas e todos os serviços separados", tendo em comum apenas "os funcionários administrativos", que ainda não têm resultados conhecidos.

O presidente da câmara, que nos dois últimos dias tem estado reunido com as autoridades de saúde e a Proteção Civil para avaliar o plano de contingência da instituição, tinha anunciado para o final do dia de hoje uma conferência de imprensa, agora adiada para quarta-feira por ainda não serem conhecidos os resultados da maioria dos testes aos trabalhadores.

Segundo o boletim de situação epidemiológica da Comunidade Intermunicipal do Oeste, divulgado às 11:00 de hoje, Alcobaça contava até segunda-feira com 66 casos confirmados, 27 dos quais ativos, 37 recuperados e dois óbitos, faltando ainda registar os novos casos identificados no âmbito deste surto.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 436 mil mortos e infetou mais de oito milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.522 pessoas das 37.336 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela