Secções
Entrar

Coronavírus: surto "passa ao lado" das rotinas em Elvas..."com Badajoz à vista"

12 de março de 2020 às 09:46

O surto de Covid-19 está a "passar ao lado" do dia-a-dia das pessoas que residem e trabalham em Elvas e que se deslocam a Badajoz diariamente, apesar das centenas de casos detetados em Espanha.

O surto de Covid-19 está a "passar ao lado" do dia-a-dia das pessoas que residem e trabalham em Elvas e que com frequência se deslocam a Badajoz, zona vizinha espanhola onde há registo de vários casos.

Residente na cidade raiana de Elvas, Manuel Carpinteiro desloca-se habitualmente a Badajoz, a cerca de 14 quilómetros, para abastecer a sua viatura e, num dos postos de combustível da cidade espanhola, disse à agência Lusa que o Covid-19 "não o preocupa", uma vez que tem de "morrer um dia".

David Manteigas, camionista que com frequência efetua serviços em Espanha, confessou à Lusa, também do outro lado da fronteira, que tem um pouco de "medo" da propagação do surto, mas "normalmente" limita-se a executar o seu serviço naquele país, esforçando-se para ter o menor contacto possível com outras pessoas.

Elvas, no distrito de Portalegre, recebe também diariamente centenas de espanhóis que procuram, principalmente, os restaurantes da cidade, sendo a marisqueira "El Cristo" um dos locais mais frequentados.

"Está igual [número de clientes], não vejo que haja diferença. Do meu ponto de vista não se passa nada, as pessoas estão a fazer um alarido. Os nossos clientes continuam a vir à mesma", disse à Lusa Rui Sequeira, um dos responsáveis pela marisqueira.

Também o presidente da Associação Empresarial de Elvas, João Pires, considerou que a atividade comercial e a restauração da região se mantém de "forma natural", afirmando que o momento "anormal" que o mundo está a viver tem de ser encarado com "normalidade".

"Os casos de coronavírus já estão na Extremadura [região de Espanha onde se situa Badajoz], fala-se em 10/12 casos, mas a questão maior que se mete é se se instala o pânico e aí sim, o nosso comércio e a nossa restauração a depender tanto do país vizinho, aí sim, poderá ser um problema", disse.

Embora já tenha encerrado equipamentos municipais e cancelado iniciativas, o presidente da Câmara de Elvas, Nuno Mocinha, recusa "alarmismos".

"Eu diria que ainda estamos num período completamente normal e é assim que queremos estar. Ainda continuamos a ter este fluxo normal de um lado e outro da fronteira, dado que é aquilo que aqui é diferente, a própria fronteira", disse.

"Sem alarmismos, o que há é uma postura que eu acho que deve ser responsável. Todos nós sabemos que mais tarde ou mais cedo teremos casos mais perto, o que quer dizer que temos de nos preparar, sem grandes alarmismos", acrescentou.

Na zona de Badajoz, há notícia de vários infetados com o surto de Covid-19, tendo hoje se registado a primeira vítima mortal, uma mulher de 59 anos, residente em Arroyo de la Luz.

A epidemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.300 mortos em 28 países e territórios.

O número de infetados ultrapassou as 120 mil pessoas, com casos registados em 120 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 59 casos confirmados.

Face ao avanço da epidemia, vários países têm adotado medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena inicialmente decretado pela China na zona do surto.

A Itália é o caso mais grave depois da China, com mais de 10.000 infetados e pelo menos 631 mortos, o que levou o Governo a decretar a quarentena em todo o país.

Em Portugal, a Direção Geral da Saúde (DGS) atualizou hoje o número de infetados, que registou o maior aumento num dia (18), ao passar de 41 para 59.

As medidas já adotadas em Portugal para conter a epidemia incluem, entre outras, a suspensão das ligações aéreas com a Itália, a suspensão ou condicionamento de visitas a hospitais, lares e prisões, e a realização de jogos de futebol sem público.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela