Secções
Entrar

Cerimónia fúnebre de Ribeiro Telles será esta quinta-feira na Igreja dos Jerónimos

12 de novembro de 2020 às 07:42

O antigo ministro e arquiteto paisagista tinha 98 anos. Foi uma ativa voz na defesa dos espaços verdes na cidade de Lisboa, tendo assinado o projeto do Jardim Gulbenkian.

A cerimónia fúnebre do arquiteto paisagista Gonçalo Ribeiro Telles, que morreu na quarta-feira aos 98 anos, realiza-se hoje na Igreja dos Jerónimos, em Lisboa, revelou a agência funerária.

Segundo a mesma a fonte, será celebrada uma missa de corpo presente às 12:00 naquela igreja.

O governo decretou para hoje um dia de luto nacional. Gonçalo Pereira Ribeiro Telles morreu na quarta-feira em casa, em Lisboa, aos 98 anos.

Figura pioneira na arquitetura paisagista em Portugal, Gonçalo Ribeiro Telles é autor de projetos relevantes em Lisboa, como os Corredores Verdes e os jardins da Fundação Calouste Gulbenkian, obra que assinou em conjunto com António Viana Barreto, e que viria a ser distinguido com o Prémio Valmor, em 1975.

Defensor da ecologia para fundamentar a intervenção na paisagem e no território, Gonçalo Ribeiro Telles foi o responsável pelo lançamento da política de ambiente em Portugal, e no plano cultural foi um dos fundadores do Centro Nacional de Cultura.

Ao longo da vida desempenhou ainda diversos cargos políticos, tendo sido ministro da Qualidade de Vida entre 1974 e 1976, depois subsecretário de Estado do Ambiente e secretário de Estado de Ambiente entre 1981 a 1983 no segundo Governo da Aliança Democrática (AD).

Foi co-fundador do Partido Popular Monárquico (PPM), pelo qual foi deputado da Assembleia da República em 1975. Uma década depois voltou novamente a ser eleito, desta vez como independente pelo PS.

Já em 1993, Gonçalo Ribeiro Telles foi cofundador do Movimento Partido da Terra, tendo antes sido vereador da Câmara Municipal de Lisboa.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela