Secções
Entrar

Camionistas paralisam dia 28 para alertar para os problemas do sector

27 de maio de 2018 às 08:47

Protesto reclama a regulamentação do sector, uma Secretaria de Estado dos Transportes e a obrigatoriedade de pagamento no período máximo de 30 dias.

Camionistas vão paralisar na segunda-feira, a partir das 08:00, para reclamar a regulamentação do sector, a indexação do preço dos transportes ao dos combustíveis e melhores condições, segundo a direcção da Associação Nacional das Transportadoras Portuguesas (ANTP).

1 de 3
Foto: Lusa/Cofina Media
Foto: Lusa/Cofina Media
Foto: Lusa/Cofina Media

Em declarações à Lusa, o presidente da direcção da ANTP, Márcio Lopes, disse que a convocação da paralisação partiu dos camionistas e de empresários do sector, que hoje estiveram concentrados em Porto de Mós, mas a associação decidiu "dar voz" à iniciativa que "tem hora exacta para começar, mas não tem hora para acabar".

"A paralisação, a partir das 8:00 de segunda-feira, pretende reclamar a regulamentação do sector, uma Secretaria de Estado (dedicada exclusivamente) dos Transportes, a obrigatoriedade de pagamento no período máximo de 30 dias e a criação de um mecanismo para que a inflação também seja reflectida no sector dos transportes, o que não tem acontecido", adiantou o responsável da ANTP, que conta com "mais de 400 associados".

De acordo com Márcio Lopes, o caderno de reivindicações inclui ainda que o preço dos combustíveis seja indexado ao preço dos transportes, isto é, reflectido no custo dos serviços, melhores condições de trabalho para os motoristas e descontos nas portagens.

"A iniciativa não partiu da associação, mas é a associação que está a dar voz ao desagrado dos camionistas e dos empresários, muitos associados da ANTP", explicou o dirigente associativo, adiantando que a acção de protesto deverá decorrer nas estradas "de norte a sul do país, e nas zonas de fronteira".

A ANTP representa as pequenas e médias empresas do sector e foi formada depois do bloqueio de 2008.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela