Secções
Entrar

Bombeiros de Castanheira de Pera e Pedrógão Grande recebem prémio

27 de maio de 2018 às 08:37

Um dos bombeiros é distinguido a título póstumo.

Seis bombeiros de Castanheira de Pera e Pedrógão Grande vão receber hoje o prémio Bombeiro de Mérito 2017, que vai ser atribuído pela Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) durante as comemorações do Dia do Bombeiro Português.

1 de 4
Foto: Lusa
Foto: Lusa
Foto: Lusa
Foto: Lusa

Atribuído anualmente pela LBP, o prémio Bombeiro de Mérito 2017 vai ser este ano atribuído a cinco bombeiros de Castanheira de Pera, um deles a título póstumo porque morreu no incêndio que deflagrou nesta região a 17 de Junho do ano passado, e ao adjunto de comando dos bombeiros de Pedrógão Grande.

A LBP refere que a equipa dos Bombeiros de Castanheira de Pera é distinguida com este prémio pelo "comportamento heróico" que teve ao tentar socorrer os ocupantes de um carro que bateu na viatura de combate a incêndios em que seguiam.

Apesar do fumo e das chamas, estes bombeiros não deixaram de arriscar tudo para socorrer os sinistrados. Um dos bombeiros acabou por morrer e os restantes foram vítimas de queimaduras graves, estando ainda hoje a recuperar.

Por sua vez, o adjunto de comando dos voluntários de Pedrógão Grande vai receber o prémio por ter conseguido socorrer com vida cinco pessoas queimadas a 17 de Junho de 2017, sem meios de socorro e com estradas cortadas.

A LBP atribuiu também menções honrosas à Câmara Municipal de Oleiros, ao presidente da direcção dos bombeiros de Vila Meã e à Caixa Central de Crédito Agrícola.

Promovido pela Liga dos Bombeiros Portugueses, as comemorações do Dia do Bombeiro Português vão decorrer este ano em Portel, no distrito de Évora, e contam com a presença do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e do secretário de Estado da Protecção Civil, José Artur Neves.

Em Junho de 2017, os incêndios que deflagraram na zona de Pedrógão Grande provocaram 66 mortos: a contabilização oficial assinalou 64 vítimas mortais, mas houve ainda registo de uma mulher que morreu atropelada ao fugir das chamas e uma outra que estava internada desde então, em Coimbra, e que acabou também por morrer. Houve ainda mais de 250 feridos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela