Secções
Entrar

Bebé infetado com Covid-19 fecha uma sala de creche em Viana do Castelo

14 de setembro de 2020 às 15:53

Caso obrigou a colocar em casa mais 13 crianças e seis funcionários.

O presidente do Lar de Santa Teresa, em Viana do Castelo, disse hoje que foi detetado um bebé com covid-19 na creche da instituição, o que obrigou a colocar "em casa" mais 13 crianças e seis funcionários.

Em declarações à agência Lusa, Augusto Parente explicou que a instituição tem um bloco para a creche, dotado de quatro salas, e que o caso agora detetado implicou o encerramento de apenas uma sala, frequentada por 14 bebés, que agora "estão em casa", à semelhança de seis funcionários que lidaram diretamente com a criança infetada.

O responsável adiantou que serão testados todos os funcionários do bloco da creche, cerca de 20 pessoas.

Augusto Parente salientou que "o caso de covid-19 não foi detetado na instituição, porque a criança deixou de frequentar a creche na última terça-feira".

"Na quarta-feira passada os pais informaram-nos que o menino não iria à creche naquele dia porque ia apanhar uma vacina, mas não apareceu nos dias seguintes. No domingo, cerca das 22:00, fomos informados pela delegação de saúde que a criança tinha feito teste à covid-19, que deu resultado positivo, tendo sido iniciados todos os procedimentos determinados pela Direção-Geral da Saúde (DGS)", referiu.

Segundo Augusto Parente, "foram avisados os pais, para não trazerem os filhos para a creche, e os cerca de cinco ou seis funcionários que mais diretamente lidaram com a criança, desde a educadora às auxiliares".

O responsável adiantou que a sala, "frequentada atualmente por 14 bebés até um ano de idade, já foi desinfetada, aguardando-se indicações da DGS para a sua reabertura".

Além de creche e jardim-de-infância, a instituição, fundada em 1877, possui uma área de acolhimento de raparigas, lar para idosos, entre outras respostas sociais.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 924.968 mortos e mais de 29 milhões de casos de infeção em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.871 pessoas dos 64.596 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela